Polícia Penal do Paraná realiza evento especial do Outubro Rosa para servidoras em Francisco Beltrão 31/10/2025 - 10:29
A Polícia Penal do Paraná (PPPR) promoveu, nesta quinta-feira (30), um evento especial alusivo à campanha Outubro Rosa na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PEFB), no sudoeste do Estado. A ação reuniu cerca de 50 mulheres que atuam na unidade, na Central de Credenciais, no Complexo Social, e nas Cadeias Públicas de Palmas, Santo Antônio do Sudoeste e Dois Vizinhos.
A atividade teve como objetivo reforçar a importância da prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, além de valorizar o papel da mulher no sistema prisional paranaense. Participaram policiais penais dos Setores de Operações Especiais (SOE) e Táticas (SOT), bem como servidoras terceirizadas, profissionais de saúde, pedagogia, serviço social e representantes do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) Novos Horizontes. Também estiveram presentes universidades parceiras da PPPR.
Durante o evento, o coordenador regional da PPPR em Francisco Beltrão, Antônio Marcos Camargo de Andrade, ressaltou a relevância do trabalho feminino no ambiente prisional e a importância de ações voltadas ao bem-estar das servidoras. “A campanha Outubro Rosa levanta pontos importantes sobre a prevenção ao câncer de mama e colo do útero. As palestras foram muito produtivas e proporcionaram momentos de interação e orientação com profissionais especializados. Além disso, o compartilhamento de experiências entre as servidoras contribui para ampliar o foco na atenção com a saúde da mulher”, destacou.
O policial penal Francisco Correa reforçou a relevância da iniciativa: “É um momento para essas mulheres saírem da rotina e, ao mesmo tempo, ampliarem seus conhecimentos sobre saúde e segurança. Tivemos orientações sobre como agir em situações de violência. A PPPR se preocupa em promover esses espaços de reflexão e fortalecimento feminino”, afirmou.
A técnica em enfermagem Elizete Mara Dutra destacou a participação da equipe de saúde no encontro: “É imprescindível que a enfermagem esteja presente em um evento dedicado às mulheres. Convidamos servidoras de todas as unidades da regional para acompanhar as palestras e ampliar o conhecimento sobre temas que são de interesse de todas”, disse.
A programação contou com um momento ecumênico conduzido por Sirlei Bonissoni, da Igreja Adventista, integrante do projeto Quebrando o Silêncio. A reflexão abordou a importância da mulher na sociedade e da espiritualidade.
O encontro foi encerrado com um almoço de confraternização no refeitório da PEFB e um sorteio de brindes e prêmios cedidos por comerciantes locais, garantindo que todas as participantes fossem contempladas.

















