Polícia Penal do Paraná realiza palestra educativa para mais de 100 crianças em Pato Branco 01/07/2025 - 15:12
No último sábado (28), policiais penais da Regional Administrativa da Polícia Penal do Paraná (PPPR) de Francisco Beltrão participaram de uma atividade educativa com aproximadamente 120 crianças da Comunidade Cristã Vida, em Pato Branco, no sudoeste do estado. A participação ocorreu a convite do Destacamento 45 dos Exploradores do Rei Brasil, um ministério da Igreja Assembleia de Deus, destinado a crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. O programa, também conhecido como Royal Rangers no Brasil, tem como objetivo desenvolver caráter, cidadania e autoconfiança nos jovens. A ação com participação da PPPR fez parte da programação do mérito de forças policiais, voltada aos grupos “Descobridores” (8 a 10 anos) e “Aventureiros” (11 a 13 anos).
Durante a atividade, os policiais penais apresentaram o trabalho desenvolvido pela PPPR, explicando o papel da instituição, a diferença entre as forças de segurança pública e o funcionamento do sistema prisional. A palestra também teve um momento de reflexão e aconselhamento, reforçando a importância de escolhas conscientes e da valorização da vida longe do crime.
Um dos pontos altos do encontro foi a participação do cão mascote da regional administrativa da PPPR em Francisco Beltrão, o cão Shiru, que encantou o público com demonstrações de obediência e identificação de munições — habilidades que ainda estão sendo aprimoradas em seu processo de treinamento para se tornar um cão de faro e que logo estarão contribuindo com os trabalhos da PPPR na região sudoeste.
“Foi uma experiência única, pois conseguimos explicar para as crianças a evolução da Polícia Penal do Paraná, como ocorrem alguns procedimentos realizados nas unidades. Foi muito bacana pois desmistificamos muitos assuntos. As crianças conseguiram ter contato com a viatura, equipamentos e também com o nosso cão Shiru, que está em treinamento e em fase de implantação na regional administrativa da PPPR em Francisco Beltrão. Sem dúvidas, ele foi uma atração à parte e que deixou todas as crianças encantadas”, destacou o policial penal Diego Machado.
Ao final das apresentações e falas, as crianças também puderam conhecer uma viatura oficial da Polícia Penal e entender como é feito o transporte de pessoas privadas de liberdade, encerrando uma tarde de aprendizado e aproximação entre segurança pública e comunidade.
“Foi muito gratificante pois percebemos o fascínio das crianças pelas forças policiais, e essa aproximação foi muito importante para elas conhecerem detalhes das atividades desempenhadas pela Polícia Penal do Paraná”, completou Diego.
Além de Diego, também participaram da atividade os policiais penais Tayoná Gomes, Daniel Gonçalves e Douglas Alcindo.