Polícia Penal e Senar formam 10 apenados em curso de capacitação para trabalho em altura, em Guarapuava 22/05/2025 - 15:14
Em uma parceria da Polícia Penal do Paraná (PPPR) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), foi concluído, nos dias 20 e 21 de maio, o curso NR-35 - Trabalho em Altura, realizado nas dependências da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG). A capacitação atendeu 10 pessoas privadas de liberdade (PPL) com carga horária de 16 horas e é voltada para profissionais que executam atividades acima de dois metros de altura, conforme estabelece a Norma Regulamentadora nº 35 (NR-35).
Durante o curso, foram abordados temas essenciais para a segurança no ambiente de trabalho, como o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), sistemas de ancoragem, permissão de trabalho e os riscos iminentes relacionados ao trabalho em altura.
“A importância desse curso se evidencia quando analisamos o ganho para os próprios sentenciados, com a sua profissionalização. Para o Estado, o ganho consiste na possibilidade de utilização dessa mão de obra, agora com as técnicas de segurança, em prol da própria administração pública, dentro das unidades penais, enfim, com a profissionalização dos apenados, todo mundo sai ganhando”, afirmou o diretor da PIG, Renato Silvestri.
“Essa capacitação foi viabilizada com muito profissionalismo por parte da PIG, que garantiu a disponibilização de todos os equipamentos de segurança necessários para a realização da atividade e pelos participantes que demonstraram comprometimento, disciplina e as habilidades técnicas exigidas para o desempenho seguro e eficaz das tarefas em altura”, destacou o instrutor do Senar, Daniel Giorno Nascimento. “Foi muito gratificante ver o interesse dos alunos”, complementou.
Por meio dessa qualificação, os apenados que realizaram o curso passam a contar com uma importante ferramenta para sua reinserção ao mercado de trabalho e na sociedade após o cumprimento da pena. Essa iniciativa está alinhada com os pilares do trabalho desenvolvido pela Polícia Penal do Paraná, que preza pela segurança, disciplina e, sobretudo, pela ressocialização e valorização do ser humano.
A conclusão do curso representa um importante avanço na qualificação profissional dos participantes, promovendo a segurança, a prevenção de acidentes e o cumprimento das normas regulamentadoras no ambiente prisional.