Polícia Penal expõe trabalhos desenvolvidos por apenados de Londrina no programa Paraná em Ação 07/07/2023 - 16:51

Nesta semana, o programa Paraná em Ação chegou na cidade de Londrina. A cerimônia que marcou a abertura da feira ocorreu nesta quinta-feira (06), com a presença do secretário de justiça e cidadania do Paraná, Santin Roveda, do prefeito do município, Marcelo Belinati, vereadores e autoridades policiais.

Pela primeira vez, foi montado um estande de exposição de trabalhos produzidos pelas pessoas privadas de liberdade do sistema prisional da cidade. Durante a feira, foram expostos trabalhos de artesanatos, confecção e estamparia de uniformes, fabricação de blocos de concreto, produção de bolsões, entre outros trabalhos executados pela mão de obra prisional.

Estiveram expostos também os trabalhos desenvolvidos pelo Complexo Social que atende os egressos do sistema prisional e a população com condenação em medidas sócio educativas. Um dos destaques foram as obras literárias produzidas pelas pelas pessoas privadas de liberdade da Cadeia Pública Feminina de Londrina e o livro produzido por profissionais do sistema prisional, intitulado como “Basta para Homens Autores de Violência Doméstica”, o qual destina-se ao tema do cumprimento de pena em regime aberto da Lei Maria da Penha.

O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná ressalta que a participação do departamento em programas importantes do Governo do Estado é de extrema relevância para mostrar o trabalho da instituição à população.

“Quando participamos de grandes iniciativas do Governo, temos de expor os projetos desenvolvidos pelo sistema prisional, principalmente as ações sociais, de tratamento penal e profissionalização que são ofertadas aos apenados custodiados no Paraná. Isso amplia a visão do cidadão em relação ao sistema prisional, trazendo mais apoio da comunidade ao departamento”, explica.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, comentou que a parceria entre o Governo do Estado e o município é focada no auxílio daqueles que mais precisam: “Cada ação vai mudar de maneira positiva a vida de alguém e é isso que a gente sempre coloca em primeiro lugar, melhorando sempre a vida do cidadão londrinense”, enfatizou.

O coordenador regional de Londrina da PPPR, Reginaldo Peixoto, salientou a importância de apresentar à sociedade o trabalho dos apenados, que são resultado do treinamento e capacitação ofertados no sistema prisional: “Com esse trabalho, damos condições de entregar à sociedade um cidadão mais digno e honesto, diminuindo a reincidência penal”, explicou.
PARANÁ EM AÇÃO – O programa Paraná em Ação é sucesso por onde passa promovendo cidadania através da promoção de serviços gratuitos à população, como emissão e regularização de RG, CPF, oferta de vagas de empregos, acessibilidade a programas sociais e até mesmo a realização de teste de DNA de paternidade. Neste ano, o Paraná em Ação já esteve em nove cidades das principais regiões do Estado, com mais de 31 mil atendimentos.