Polícia Penal inaugura Sede da Coordenação Pedagógica da Divisão de Educação 21/12/2022 - 09:46

Na última terça-feira (20), a Polícia Penal do Paraná, inaugurou a Sede da Coordenação Pedagógica da Divisão de Educação. 
Criada há 10 anos, até a inauguração, a coordenação pedagógica desenvolvia suas atividades em espaços cedidos por outros setores, agora, localizada no Complexo Penitenciário de Piraquara, as atividades dos setores de educação, do sistema prisional, terão um espaço próprio. 
 
O chefe da Divisão de Educação, da Polícia Penal, Juliano Prestes, falou sobre a importância do setor possuir uma sede própria. 

“Há muito tempo essa sede era uma necessidade que a divisão de educação tinha e foi construída para facilitar o trabalho realizado pelas nossas pedagogas, pois um local próprio, possibilita o desenvolvimento dos projetos e a realização de reuniões’. Disse. 

Antoliana Pestana Tantos, professora de matemática e responsável pelo ensino superior, Enem, Enceeja e exames nacionais, dentro das unidades prisionais, fala sobre a autonomia que um espaço apropriado, dará aos trabalhos desempenhados pelo setor. 

“Em 10 anos que essa coordenação foi montada, é a primeira vez que nós temos um espaço próprio. Isso facilita nosso trabalho e nos traz autonomia. Aqui, nós poderemos receber os professores, parceiros e gestores de outros estados, que vem conhecer o trabalho que desenvolvemos na educação dentro do sistema prisional no Paraná”. Explica. 

Atualmente, a Divisão de Educação da Polícia Penal do Paraná, com seus 270 funcionários, gere as atividades de aprendizagem de mais de 17 mil pessoas privadas de liberdade, que ocupam-se em alguma atividade educacional ou capacitação profissional, por todo o Estado.
Além disso, o setor administra os convênios e as parcerias firmadas com empresas e instituições educativas, as atividades que acontecem nos 9 Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA), o programa Remição pela Leitura, que já alcançou mais de 35 mil pessoas privadas de liberdade, os projetos culturais, a educação básica, os cursos de qualificação profissional e os cursos técnicos.