Polícia Penal inaugura unidade prisional com estrutura moderna e capacidade para 136 vagas em Arapongas 15/12/2023 - 17:09

Na tarde desta quinta-feira (14), a Polícia Penal do Paraná (PPPR) inaugurou a Casa de Custódia de Arapongas. A nova unidade prisional possui uma estrutura de 1.464 m² com capacidade de 136 vagas, distribuídas em 15 celas, sendo projetada para abranger canteiros de trabalho, salas de aula, enfermaria e celas adaptadas para pessoas com deficiência. O projeto teve um investimento de R$8,8 milhões do Governo do Estado e recebeu o terreno de doação da Prefeitura Municipal de Arapongas

O município de Arapongas faz parte da regional administrativa da Polícia Penal em Londrina, que conta com aproximadamente 6.400 pessoas privadas de liberdade. É a segunda maior população carcerária do Estado, estando atrás apenas da capital. Com a nova unidade prisional, será possível oferecer ainda mais canteiros de trabalho aos apenados da região, além de contribuir com o desafogamento de vagas na região, proporcionando um tratamento penal mais digno e respeitoso.

Segundo o secretário da segurança pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, nos últimos quatro anos foram abertas mais de seis mil vagas para pessoas privadas de liberdade e, para o próximo ano, o estado tem a previsão de abertura de mais três mil vagas.

“Quanto mais proativa é a polícia, consequentemente temos mais prisões e condenações. Com isso, a demanda do sistema prisional logicamente vai aumentando. Então, é importante que todos saibam que, com essa reestruturação recente na segurança pública, em que toda a custódia de detentos é de responsabilidade da Polícia Penal e que a Polícia Científica tem cada vez mais autonomia e valorização dando suporte a Polícia Civil, a população carcerária cresce. Por isso, investir em novas vagas é investir numa boa estrutura para a segurança pública dar suporte a toda essa demanda”, finaliza.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Reginaldo Peixoto, destaca que a unidade vai auxiliar muito na segurança da cidade, oferecendo todo o suporte necessário para a Guarda Municipal, Polícia Civil e Militar: “Devido à demolição da antiga unidade, todo esse trabalho das forças de segurança está sendo absorvido por outros municípios. Mas a partir de agora, temos essa unidade nova, segura e capaz de cumprir o propósito do nosso órgão ressocializador”.

A diretora da Casa de Custódia de Arapongas, Gabriella Mendonça, compartilha que a unidade tem celas coletivas e individuais com pátio de sol separados, além de celas adaptadas para portadores de necessidades especiais: “A nossa equipe vai contar com servidores efetivos e terceirizados, garantindo a segurança da unidade e a implantação do privado de liberdade em canteiros de trabalho e em atividades educacionais. Agradeço ao Governo do Estado, a Secretaria da Segurança Pública e a Prefeitura Municipal por ter abraçado essa causa junto conosco”, complementa.

“Desde que a Polícia Penal assumiu a gestão plena do sistema prisional, conseguimos visualizar o avanço do departamento e do próprio sistema, com mais segurança, tratamento penal digno, estruturas bem cuidadas e novos investimentos para um sistema desinflado. O dia de hoje é um dia ímpar para a sociedade araponguense, pois a antiga unidade do município foi cenário de fugas, brigas e rebeliões, o que levou a sua desativação. Com a entrega dessa estrutura, iremos contribuir com a segurança do município e região e com a dignidade da pena dos que vierem a ser custodiados no local”, disse o diretor da PPPR em Londrina, Elcio Martins Basdão.

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, ressalta que a luta por uma nova unidade prisional na cidade é de longa data: “Tivemos muitas dificuldades de investimento, então essa obra é um alívio para as autoridades do município. Parabéns às forças de segurança e ao Governo do Estado”.

NOVAS VAGAS – Nos últimos três anos também foram inauguradas novas unidades penais em Campo Mourão, Piraquara, Londrina, Ponta Grossa, Guaíra e Foz do Iguaçu. A iniciativa permitiu a abertura de mais de seis mil vagas para pessoas privadas de liberdade.

Para os próximos anos, o Paraná tem a previsão de abertura de mais vagas. Estão em fase de obras as unidades penais de Piraquara, Ribeirão do Pinhal, Umuarama, Laranjeiras do Sul e Cascavel que vão gerar juntas mais de três mil vagas.