Polícia Penal inicia segunda fase de operações no Litoral do Paraná 18/01/2024 - 16:57

A Operação Verão Maior Paraná Seguro, iniciada em dezembro de 2022, é composta por ações conjuntas das forças policiais no Litoral do Paraná durante o período de veraneio, com a participação das polícias Penal, Militar, Civil, Científica e do Corpo de Bombeiros. O principal objetivo é diminuir a criminalidade durante a temporada garantindo segurança aos turistas e moradores da região.

A segunda fase da operação inicia hoje (18), contemplando a troca de equipes de cada força e um alinhamento de ações futuras. A Polícia Penal do Paraná (PPPR) realizou nesta manhã uma reunião de orientações para a nova equipe.

Segundo o diretor-adjunto da Polícia Penal, Mauricio Ferracini, foi convocado um efetivo de 31 policiais penais para a segunda fase, que darão continuidade no trabalho de atender e manter a ordem no sistema prisional, instituindo procedimentos de transferência, revistas e escolta.

“Esta é uma reunião importante porque revisa todos os atos, procedimentos e operações já realizados para receber este segundo grupo de policiais, com dados que nortearão os próximos passos e medidas tomadas até o fim da Operação Verão”, conclui.

As Cadeias Públicas de Guaratuba e Paranaguá, que somam 200 detentos, são o foco da atuação da Polícia Penal, além das Delegacias de Guaratuba, Paranaguá, Matinhos e Antonina. 

Além disso, a Polícia Penal atua em ações de segurança em grandes shows e rodovias em conjunto com a Polícia Civil e Militar e também fiscaliza apenados em monitoração eletrônica na região litorânea paranaense.

O PAM Móvel, as aeronaves remotamente pilotadas e o setor de inteligência da Polícia Penal são os maiores aliados das operações, oferecendo mais assertividade aos policiais.

Segundo o diretor de segurança penitenciária da Polícia Penal e coordenador da Operação Verão, João Paulo Schlemper, já foram escoltados 362 pessoas privadas de liberdade, 13 participações em eventos e 6 operações integradas com as demais forças de segurança.

GALERIA DE IMAGENS