Polícia Penal instrui agentes da Polícia Civil e Guarda Municipal de Irati em imobilização e algemamento 27/10/2023 - 14:49

Nesta semana, a Polícia Penal do Paraná (PPPR) ministrou aulas de técnicas de imobilização e algemamento ao quadro efetivo da Guarda Municipal e Polícia Civil do município de Irati, totalizando 29 profissionais instruídos. As aulas duraram dois dias, com 8 horas de curso, com o objetivo de capacitar e melhorar o desempenho operacional das equipes.

O diretor-adjunto da PPPR, Mauricio Ferracini, destaca que toda vez que instituições da segurança pública trabalham de forma integrada, a comunidade do Estado tem um ganho imenso.

“A gente vê com muito bons olhos estarmos participando da formação da Guarda Municipal e Polícia Civil, porque todas essas instituições também colaboram muito com a formação dos nossos servidores, e hoje, estamos chegando a essa condição de interagir e apoiá-las”, conclui.

O policial penal instrutor do curso, Rafael Pereira, explica que o curso foi voltado para o atendimento de ocorrências na rua: “Com o objetivo de diminuir o risco de exposição do agente de segurança pública e garantir mais eficiência e integridade na algemação e imobilização de pessoas conduzidas para a delegacia”, complementa.

O delegado de polícia, Gabriel Moura Marinho, participou do curso e compartilhou sobre o aproveitamento do ensino: “No nosso caso, foi um aprendizado muito importante, principalmente no âmbito do cumprimento de mandados em que haja alguma alteração por parte do alvo. Temos agora um conhecimento mais refinado e técnico, gerando menos riscos de fuga e lesão a todos os envolvidos”.

O comandante da Guarda Municipal de Irati, Thiago Alex Possidônio, conta que essa instrução marca o início de uma parceria duradoura: “A instrução foi de grande valia para o nosso efetivo, visto que o que foi proposto se aproxima muito da realidade do dia a dia da tropa. A Guarda Municipal de Irati agradece e enaltece o trabalho da Polícia Penal”.