Polícia Penal leva 56 servidores para doação de sangue coletiva em todo o Estado 14/12/2023 - 15:43

Nos dias 13 e 14 de dezembro, a Polícia Penal do Paraná (PPPR), através de uma ação integrada entre as regionais administrativas de Curitiba, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu, promoveu uma doação de sangue coletiva em todo o estado, com a participação de 56 servidores.

A ação foi incentivada pelo Setor de Operações Especiais (SOE) e faz parte das atividades de comemoração do décimo aniversário do grupo de intervenções prisionais que atua em situações de crises e operações de alto risco nas unidades penais do Paraná.

Os policiais doaram sangue no hemocentro de cada município para ajudar na reposição dos estoques das unidades, contribuindo com o tratamento de dezenas de pacientes. As doações cederam aproximadamente 25 litros de sangue às unidades de coleta.

A Polícia Penal visa sempre promover ações benéficas, com o intuito de colaborar com causas sociais e ter aproximação e empatia com a comunidade: “Destacamos esta ação, incentivada pelo grupo de operações e que acabou puxando outros servidores, devido à relevância social que ela possui, pela humanidade e sentido de contribuição com o próximo”, comenta o diretor-adjunto da PPPR, Mauricio Ferracini.

O chefe da base SOE de Curitiba da Polícia Penal, Nilson Antônio de Bastiani, ressalta que a doação de sangue é um gesto de solidariedade: “Com uma única doação, várias pessoas são beneficiadas, pacientes que passam por cirurgias, pessoas que fazem tratamento de câncer ou acidentados graves, por exemplo. E especialmente nessa época do ano, a demanda aumenta e a quantidade de doadores diminui, então a importância desse ato é ainda maior”.

Elizandro Sandrini Marconcin, chefe da base SOE de Foz do Iguaçu, é doador de sangue há mais de 30 anos e conta que a sensação de contribuir para salvar vidas é incomparável. Ele destaca que a campanha foi utilizada como um projeto-piloto para incentivar os colegas de farda a se envolverem mais em iniciativas humanitárias: “Além de comemorarmos nossos feitos como unidade operacional, enxergamos a necessidade de retribuir à comunidade de uma forma significativa. Entendemos que os policiais penais desempenham um papel fundamental na segurança pública, mas acreditamos que a verdadeira essência do serviço público é o compromisso com o bem-estar da comunidade a que servimos. A doação de sangue não é apenas um ato de generosidade, mas também uma extensão de nosso juramento de proteger e servir”.