Polícia Penal ministra curso a cadetes da PM sobre táticas de uso de armamento 28/04/2023 - 14:56

A Polícia Penal do Paraná promoveu nesta quinta-feira (27) um treinamento para 100 cadetes do 2º ano do Curso de Formação de Oficiais da Academia da Polícia Militar do Guatupê (APMG), que consiste na difusão de táticas de uso de armamento em diversos cenários, como ambientes confinados e que exigem resposta de curta distância.

A denominada instrução de retenção e contrarretenção, ministrada pelo policial penal Rodrigo Almeida, reforça a troca de experiências e a interação entre as forças de segurança do Paraná.

Almeida, policial penal e instrutor, falou sobre a importância do domínio das técnicas de retenção e contrarretenção no cotidiano dos policiais.

“Esse treinamento tem aplicação prática e de extrema importância na salvaguarda da vida dos policiais enquanto desempenham suas funções. Em uma situação crítica, onde um indivíduo tenta subtrair a arma do policial, por exemplo, ele precisa estar treinado e preparado para enfrentar esses episódios que colocam sua vida em risco”, destacou ele.

O curso teve duração de oito horas. As quatro primeiras foram teóricas para os alunos conhecerem as técnicas e, nas quatro horas seguintes, os cadetes puderam treinar com exercícios práticos.

O coordenador do 2º Ano do Curso de Formação de Oficiais da PMPR, o tenente Denner Domingos de Jesus, pontuou os benefícios que a troca de experiências entre as instituições de segurança traz para a formação dos policiais militares.

“A instrução desempenhada é de muito importante para a Polícia Militar, principalmente pelo fato de ser ministrada por outra instituição da área de segurança pública, havendo assim uma integração e uma troca de experiências entre as instituições, cada qual podendo contribuir com o conhecimento específico em sua área de atuação”, disse.

O Curso de Formação de Oficiais tem a duração de três anos, com uma carga horária de mais de 4.500 horas/aula, sendo cerca de 200 destinadas à instrução de Defesa Pessoal, disciplina para a qual a capacitação desta quinta contribui no futuro desempenho das funções.