Polícia Penal participa de Formação de Condutores de Cães de Polícia em Londrina 16/02/2023 - 15:09

No último mês, policiais penais da equipe de cães do Setor de Operações Especiais (SOE -K9), do Grupo de Segurança Interna (GSI) e do Setor de Segurança Externa (SSE) foram convidados a participar da Formação de Condutores de Cães de Polícia, ofertado pela Guarda Municipal de Londrina (GM) e realizado na sede do canil da própria GM, às margens do Lago Igapó.

O curso, que foi  ministrado pelos guardas municipais Jessé Vander Bortoto e Menegaldo, teve início em 05 de janeiro e finalizou na última sexta-feira, dia 10 de fevereiro.

Ao todo, foram 84 horas de instrução teórica e prática, envolvendo desde a seleção de filhotes de cão de detecção,  técnicas de formação de cão de detecção de entorpecentes, arma de fogo e telefone celular, e técnicas de figuração e formação de cães de proteção e defesa.

A formação integrou também alunos da Polícia Militar, com a participação de cães do DENARC Londrina. Participaram sete policiais penais e 5 cães policiais penais.

Durante as aulas, os cães de detecção puderam atuar tanto do canil da Guarda Municipal quanto em atividades do Canil do SOE Londrina, além de participarem de procedimento de revista geral em unidade prisional. Na operação de encerramento do curso, os cães obtiveram êxito em encontrar vários aparelhos de telefone celular e entorpecentes como maconha, cocaína e ecstasy.