Polícia Penal participa de eventos culturais da Universidade Federal da Fronteira Sul, em Laranjeiras do Sul 01/10/2025 - 15:12
A Polícia Penal do Paraná (PPPR) esteve presente em dois importantes eventos promovidos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), neste mês de setembro, no município de Laranjeiras do Sul, levando à comunidade regional a exposição de itens de artesanato produzidos pelas pessoas privadas de liberdade (PPL) da Cadeia Pública local.
No dia 15 de setembro, em comemoração ao aniversário da UFFS, foi realizada uma Feira Cultural no campus, aberta a toda a comunidade. O evento contou com a apresentação de pinturas, desenhos, artesanatos e culinária, destacando a diversidade cultural e o potencial criativo da região. Nesse espaço, a participação da Polícia Penal contribuiu para dar visibilidade ao trabalho artesanal desenvolvido pelas pessoas privadas de liberdade da Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul, resultado de projetos que incentivam a criatividade, a reinserção social e a valorização do tempo de cumprimento da pena.
Já no dia 26 de setembro, a instituição marcou presença na Etapa Final do V Festival Cultura de Fronteira, realizada no Cine Teatro Iguassu. A cada edição, o festival tem sua final sediada em um dos seis campi da UFFS, distribuídos entre os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O evento reuniu expressões culturais diversas, fortalecendo a integração regional e reafirmando a importância da arte como instrumento de transformação social.
“Foi uma experiência muito gratificante poder representar a Polícia Penal e levar para a comunidade de Laranjeiras do Sul os trabalhos produzidos pelas pessoas privadas de liberdade da nossa unidade. Cada peça exposta carrega dedicação, esforço e, principalmente, a oportunidade de mostrar que, mesmo em privação de liberdade, é possível transformar o tempo em algo produtivo e significativo. Acredito que ações como essa aproximam a sociedade do trabalho realizado dentro da Cadeia Pública e demonstram que a reinserção social é um caminho possível quando há incentivo e valorização. Ver o interesse e o reconhecimento da comunidade durante os eventos da UFFS reforça a importância de continuar investindo em projetos que proporcionem dignidade e novas perspectivas de vida para os internos”, explicou a policial penal Abilene Stefanoski, a qual coordena o setor de artesanato na Cadeia Pública.
Franciele Karoline Lesnchuko, técnica em assuntos educacionais e servidora de referência para as ações de Extensão e Cultura do Campus de Laranjeiras do Sul, destacou que: “O Festival Cultura de Fronteira é o momento de celebração das diversas expressões e linguagens artístico-culturais realizadas nos campi com as suas comunidades regionais. A exposição dos desenhos, pinturas e artesanatos produzidas pelos participantes do projeto “Cores da Liberdade” deixou ainda mais rico o festival de cultura da universidade, propiciando reflexão, interesse e visibilidade às produções realizadas pelas pessoas privadas de liberdade da Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul”, finalizou.