Polícia Penal participa de operação integrada contra organização criminosa no Sudoeste do Estado 29/11/2023 - 16:42

Na manhã desta quarta-feira (29), a Secretaria da Segurança Pública (Sesp) do Paraná deu início a Operação Cidade Segura, que visa combater o crime organizado na região sudoeste do estado. A ação tem participação das polícias Civil, Militar e Penal, além da atuação do Ministério Público e do Poder Judiciário, com o objetivo de cumprir 150 mandados de prisão que resultaram em 77 prisões (sendo oito delas em flagrante), além de 31 transferências de apenados para garantir a efetividade da operação.

A operação ocorreu simultaneamente nos municípios de Francisco Beltrão, Mangueirinha, Mariópolis, Palmas, Pato Branco, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste e Vitorino, além de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.

O secretário da segurança pública, Hudson Leôncio Teixeira, explica que a operação é resultado de um trabalho de investigação de cinco meses das forças policiais: “Aqui nessa região, as polícias Civil, Militar e Penal trabalham de forma muito coesa e integrada. Então, durante esses cinco meses foram trocadas informações de inteligência e feito um planejamento operacional. E hoje, foi deflagrada a operação, que não se esgota por aqui, teremos outras operações ostensivas ao longo desses dias”.

Segundo as investigações integradas, foi possível identificar que alguns detentos ainda exerciam influência no crime organizado, o que culminou em 16 mandados de prisão cumpridos em unidades penais da coordenação regional da PPPR em Francisco Beltrão. Além disso, a Polícia Penal empregou 50 policiais em procedimentos de revistas das unidades e acompanhamentos de audiências de custódias, 15 viaturas e 2 drones durante a operação.

“Um dos focos da Polícia Penal do Paraná é trabalhar visando a segurança pública, com o intuito de desarticular o crime organizado em todo o estado com trabalhos investigativos. Nosso trabalho de inteligência já foi reconhecido nacionalmente e hoje somos referência no país. Ver o resultado do trabalho de diferentes forças policiais é muito gratificante e com certeza trará mais segurança à comunidade da região”, destaca o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Reginaldo Peixoto.

O diretor de segurança penitenciária do Paraná, João Paulo Schlemper, esclarece que para contribuir no andamento da operação, a Polícia Penal planejou uma retirada prévia de custodiados da Cadeia Pública de Palmas, a fim de manter a segurança e a ordem do local.
“Também foram realizados procedimentos de bate grade na Cadeia Pública de Pato Branco e na Penitenciária de Francisco Beltrão simultaneamente. Consideramos que a operação integrada foi um sucesso contra o crime organizado”, finaliza.