Polícia Penal participa do Festival de Inovação da Uniamérica Descomplica 21/06/2023 - 15:23

O projeto "Sonho de Liberdade" foi selecionado para participar do Festival de Inovação promovido pela instituição de ensino superior Uniamérica-Descomplica. O projeto desenvolvido em parceria com a Polícia Penal, visa a orientação de pessoas privadas de liberdade (PPL) na iminência da concessão de regime semiaberto harmonizado. Orientações estas que vão desde a confecção de documentos, acesso à políticas públicas e orientações técnicas quanto ao uso da tornozeleira eletrônica. O evento foi realizado nesta semana em Foz do Iguaçu (PR).

O projeto foi selecionado dentre aqueles desenvolvidos pelos alunos da instituição, de autoria dos acadêmicos: Isis Frasson Monteiro de Barros, Edson Douglas Claro e Tchaden Carlos Chinguela de Oliveira. E sob a orientação do professor William Zonatto, que também é Policial Penal, o projeto “Sonho de Liberdade” é um marco para Regional de Foz do Iguaçu, já que houve uma grande adesão por parte dos PPLs, que puderam dirimir suas dúvidas quanto à concessão da progressão de regime, obtenção de direitos e exercício da liberdade com responsabilidade.

Para o Coordenador Regional de Foz do Iguaçu, Cássio Pompeo, "o projeto Sonho de Liberdade agrega valor ao trabalho realizado no âmbito das unidades penais, já que, complementa o tratamento penal, ao passo que prepara ainda mais o PPL para o retorno ao convívio social e a vida em família".

A participação no Festival de Inovação da Uniamérica por parte da Polícia Penal contou com a presença de Policiais Penais do Posto Avançado de Monitoração da Região 9 e do Escritório Social, sendo estes os dois setores da Polícia Penal que participaram ativamente do Projeto, contribuindo para o desenvolvimento do material impresso que é entregue para o PPL quando da participação.

Para a acadêmica Isis Frasson Monteiro de Barros, “o projeto Sonho de Liberdade demonstrou sua relevância para sociedade quando foi selecionado dentre tantos apresentados na Universidade, e o trabalho só foi possível graças a colaboração irrestrita dos policiais penais do Escritório Social e da Monitoração Eletrônica”.

O Policial Penal Marcos Alexandre de Jesus reitera a importância do projeto como ponte entre o mundo acadêmico e a atividade policial: “É sabido que o desenvolvimento de novas tecnologias, técnicas e instrumentos para a melhoria da sociedade passam obrigatoriamente pela academia, e é importante que a Polícia Penal dê a sua contribuição para o desenvolvimento de novas ferramentas de inovação e de tratamento penal, comprovando assim a vanguarda de nossa atuação como Polícia Constitucionalmente reconhecida”.

O Projeto “Sonho de Liberdade” seguirá sendo desenvolvido no próximo semestre tendo em vista a aderência que o mesmo provocou na regional de Foz do Iguaçu.

Foto: Polícia Penal do Paraná