Polícia Penal realiza dog show em evento sobre sobre guarda responsável de animais em escola municipal 04/08/2023 - 16:57

O Setor de Operações Especiais com Cães (SOE - K9) da Polícia Penal do Paraná realiza apresentações e palestras junto à comunidade como uma forma de criar aproximação com a população e levar conhecimentos sobre o trabalho exercido pela instituição.

Nesta semana, o SOE - K9 de Foz do Iguaçu realizou palestra e apresentações de Dog Show na Escola Municipal Antônio Gonçalves Dias. A participação da Polícia Penal ocorreu durante o evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação, cujo tema foi a “Guarda Responsável de Animais de Estimação". O evento também contou com a participação da veterinária Regiane Gaia e da vereadora protetora Carol, que falaram sobre o abandono e a guarda responsável de animais de estimação.

Após a palestra, as estrelas caninas da PPPR realizaram um Dog Show para as crianças. Os cães Baguera, Ella e Logan demonstraram suas habilidades no trabalho policial, sob o comando dos policiais penais Dellonesson Vieira Alves e Wilson José Binottodo do SOE - K9 de Foz do Iguaçu. Os animais realizaram diversas atividades e manobras ensinadas pelos adestradores.

O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná (PPPR) explica que através do Setor de Operações Especiais com Cães (SOE - K9) existe um trabalho com animais devidamente treinados para operar em inspeções em estabelecimentos prisionais e em apoio a operações de outras forças de segurança, mas também na participação junto à comunidade.

“Ações com a comunidade é de grande importância para criar relacionamento com a população e também mostrar o trabalho realizado pela segurança pública através dos cães que auxiliam nossas operações. Essa aproximação é positiva para levar conhecimento e expandir nossa instituição”, ressalta.

O policial penal Emerson Katsui Hirai foi quem realizou a palestra acerca da guarda responsável de animais domésticos e a prevenção de ataques de cães e gatos.

“Estar próximo da comunidade e das crianças é sempre gratificante. Realizar um trabalho de prevenção e conscientização acerca dos cuidados necessários para a correta guarda de um animal de estimação é relevante, e tem como objetivo gerar futuros adultos conscientes de suas responsabilidades”, afirma.

O policial penal Fábio Borges auxiliou nas demandas logísticas, registros de imagens e interação com as crianças. A integração entre os policiais, animais e crianças foi bastante positiva, e com certeza, contribuirá não só para a formação de adultos responsáveis quanto à guarda de animais de estimação, mas também cidadãos que têm na Polícia Penal um referencial de amizade e respeito.