Polícia Penal realiza evento para valorização da mulher privada de liberdade, em Corbélia 11/04/2023 - 11:01

A Polícia Penal do Paraná, por meio do Setor de Projetos da Coordenação Regional de Cascavel, realizou nesta segunda-feira (10), um evento para a valorização da mulher privada de liberdade, na Cadeia Pública de Corbélia, no Oeste do Paraná.

O evento contou com diversas ações proporcionadas por instituições parceiras da Polícia Penal, entre elas as faculdades Univel, FAG, Unioeste, Salão de cabeleireiros Mais Você, Ameliê Closet Compartilhado, Conselho da Comunidade de Corbélia, Ordem dos Advogados do Brasil subseção Corbélia e Pastoral Carcerária.

“A ideia deste trabalho é promover um dia diferente para as pessoas privadas de liberdade, em especial às mulheres, tendo em vista que recentemente comemoramos o Dia Internacional da Mulher. A Cadeia Pública de Corbélia é a unidade feminina da Regional e esta ação é uma forma de demonstrar que estas mulheres estão preparadas, para após término do cumprimento da condenação, regressarem à sociedade”, explica o coordenador regional da Polícia Penal em Cascavel, Thiago da Correia.

Os trabalhos começaram no início da manhã e seguiram até o final da tarde. Entre as atividades desenvolvidas estavam aulas de zumba, maquiagem, penteados nos cabelos, design de sobrancelha, atendimento psicológico, massagem e sessão de fotografia com roupas de uma empresa de aluguel de vestuários.

O chefe da Cadeia Pública de Corbélia, Dairton Lubnow, destaca que esta é a primeira vez que uma ação deste porte foi desenvolvida na unidade, que há pouco tempo, passou para a gestão plena da Polícia Penal.

“Um acontecimento muito marcante para a nossa unidade. Ficará para a história e que visa melhorar cada vez mais o trabalho desenvolvido pela Polícia Penal com o objetivo de viabilizar tratamento penal às mulheres privadas de liberdade”, explica.

O pedagogo responsável pela organização do evento conta que a viabilização da proposta só foi possível graças ao apoio das empresas e entidades parceiras.

“Sem as parcerias nada seria possível. Quando conseguimos demonstrar que ações como esta visam a valorização do ser humano, em especial, das mulheres em privação de liberdade, conseguimos trazer parceiros que apoiam e acreditam na proposta. Nesta unidade em especial, com a ajuda de entidades conveniadas, já desenvolvemos projeto de artesanato, onde os materiais são cedidos pelos parceiros e os ensinamentos e fiscalizações ficam sob nossa responsabilidade”, conta.

Para as mulheres privadas de liberdade, que participaram da ação, tantas atividades proporcionadas a elas foi uma novidade na Cadeia Pública.

“Nunca tivemos a oportunidade de se produzir em um salão e realizar uma sessão de fotografias. Algo inédito que traz a certeza de mudar de vida e de novas oportunidades após o cumprimento da pena”, finaliza.

Os participantes na ação ainda receberam cafés da manhã e tarde e almoço especiais.

Cadeia Pública de Corbélia -  A unidade abriga mulheres da Regional da Polícia Penal de Cascavel. Atualmente são 48 custodiadas das quais 25 trabalham em canteiros internos e externos.

Na unidade são desenvolvidos projetos de artesanato e remição por leitura. Uma vez por semana também há aulas de zumba. Ações apoiadas pelo Conselho da Comunidade.