Polícia Penal realiza fiscalização de monitorados durante a 57ª Festa da Uva, em Colombo 05/02/2024 - 12:15

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), por meio da Divisão de Monitoração Eletrônica (DME), teve atuação com presença durante a 57ª Festa da Uva, realizada entre os dias 2 e 4 de fevereiro no município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, com foco na fiscalização de indivíduos que fazem uso de tornozeleira eletrônica no estado. Este controle está diretamente ligado ao cumprimento de medidas judiciais ou condições específicas impostas pelo sistema legal, como parte de pena alternativa.

A intensificação da fiscalização no primeiro do dia do evento resultou em 18 abordagens e assinaturas de termos de ciência de descumprimento, contribuindo para a subsequente ausência de irregularidades. Com apenas 30 monitorados presentes no evento, sendo 70% apenas no primeiro dia, observou-se uma redução de 59,5% em relação aos 74 participantes do ano anterior, quando não houve presença da PPPR com fiscalização. Essa diminuição expressiva destaca uma melhoria notável na gestão da monitoração eletrônica no evento.

As tornozeleiras eletrônicas utilizam tecnologia GPS (Global Positioning System), ou sistema de posicionamento global, para rastrear a localização do indivíduo privado de liberdade em tempo real. Como os monitorados possuem restrição de horário, determinando que após as 22h eles devem estar em casa, as equipes da DME atuaram para dar cumprimento a estas medidas, efetuando abordagens com orientações aos custodiados. Neste evento, não foram constatadas irregularidades, sendo que 100% dos monitorados acataram às determinações e retornaram para casa dentro do horário previsto, sendo, ainda, acompanhados via GPS pelos policiais penais. Caso fosse constatado algum descumprimento, o monitorado seria novamente abordado pelas equipes e encaminhado à Cadeia Pública de Colombo.

A ausência de violações reforça a eficácia das orientações fornecidas. Estes dados corroboram uma significativa progressão na segurança e no cumprimento das normas durante o evento. A tendência é de que a Divisão de Monitoração Eletrônica esteja presente em futuros eventos semelhantes.

GALERIA DE IMAGENS

  • PPPR
    PPPR
    PPPR
    Foto: Polícia Penal do Paraná

    Foto: Polícia Penal do Paraná
    PPPR
    Foto: Polícia Penal do Paraná

    Foto: Polícia Penal do Paraná