Polícia Penal realiza operação simultânea de vistoria nas unidades prisionais do estado 30/03/2023 - 13:44

No último dia 29, a Polícia Penal do Paraná, realizou uma operação simultânea de vistoria nas unidades prisionais da Região Metropolitana de Curitiba e Interior do Paraná, com a movimentação interna de 500 pessoas privadas de liberdade. 


A ação aconteceu na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu (PEFI), Casa de Custódia de Maringá (CCM), Penitenciária Central do Estado (PEP), Casa de Custódia de São José dos Pinhais (CCSJP) e Penitenciária Estadual de Londrina I (PELI). 
O coordenador do COISP (Coordenação de operações integradas de segurança pública), Coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, explicou a finalidade da operação.


“A Secretaria da Segurança Pública, com a proposta de intensificação de ações nas unidades penais do estado do Paraná e, também, com concepção de integração entre as forças de segurança, realizou essa operação simultânea no interior dos presídios, com o intuito de coibir as tentativas de fugas por parte dos custodiados e busca por objetos ilícitos. A operação, devido ao bom planejamento e execução, ocorreu sem alterações”, contou. 


O objetivo da operação foi intensificar as medidas de segurança, realizar revistas pessoais e estruturais, buscas por objetos ilícitos, túneis e averiguação de possíveis rotas de fuga.


Fizeram parte da ação, os policiais penais do Setor de Operações Especiais (SOE), os policiais penais das unidades vistoriadas e houve a interação das forças de segurança, com o apoio da Polícia Militar do CHOQUE e ROTAM.


Osvaldo Messias Machado, diretor-geral da Polícia Penal, falou da importância do trabalho conjunto entre as forças de segurança do Paraná. 
“A ação de hoje, visou mostrar que a Polícia Penal e as demais instituições policiais do Paraná, estão unidas em prol de proporcionar a sociedade em geral a segurança adequada para que possam, com tranquilidade, cumprir suas obrigações cotidianas. As operações conjuntas, somam forças e, cada uma na sua expertise, contribui para que as ações aconteçam seguramente”, disse.