Polícia Penal recebe veículo da 5ª Vara Federal de Foz do Iguaçu 23/03/2023 - 09:07

A Monitoração Eletrônica de Foz do Iguaçu, através de um convênio firmado com a 5.ª Vara Federal de Foz do Iguaçu, foi contemplada com a aquisição de um veículo zero quilômetro para ser utilizado em atividades exclusivas de fiscalização de pessoas com o benefício do uso de tornozeleira eletrônica.

O projeto, de iniciativa dos policiais penais lotados no Posto Avançado de Monitoração Eletrônica de Foz do Iguaçu, e com o apoio da coordenação regional, foi deferido pela Justiça Federal. O veículo escolhido foi o Chevrolet Cruze, e o valor repassado à Polícia Penal foi de 166.000,00 reais.

Segundo Ladimir Damiati, policial penal responsável pelo Posto Avançado de Monitoramento da 9ª Regional, o veículo foi escolhido de acordo com critérios técnicos de operacionalidade e segurança e atendem a uma demanda antiga do setor.

O policial penal Marcos Alexandre de Jesus, idealizador do projeto, afirma que o veículo permite que o policial penal esteja mais próximo da pessoa monitorada, fiscalizando e atendendo aos monitorados de forma mais célere, garantido assim, mais eficiência no cumprimento das determinações judiciais, e contribuindo de forma mais contundente com a segurança pública do Estado do Paraná.

O veículo conta com tecnologia que permite o uso de internet embarcada, e pode ser utilizado para monitorar  as tornozeleiras eletrônicas enquanto os Policiais Penais realizam as diligências. Também é utilizado para atendimento de monitorados em situação de vulnerabilidade social, acamados ou que tenham alguma condição que não permita o deslocamento até o atendimento à sede da Monitoração Eletrônica.