Polícia Penal reinaugura a Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul 07/03/2023 - 10:31

No último dia 2 de fevereiro, a Polícia Penal do Paraná, realizou a reinauguração da Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul, parte integrante da regional administrativa de Guarapuava. A instituição, está sempre em busca de apresentar melhorias estruturais, qualificação profissional dos servidores e oportunizar as pessoas privadas de liberdade (PPL), condições adequadas para reinserção social, através da oferta de cursos profissionalizantes, estudo e desempenho de atividades laborais, conforme previsto na Lei de Execução Penal (LEP).


 A Cadeia Pública de Laranjeiras foi inaugurada como carceragem da Polícia Civil em 1946 e passou para a gestão plena da Polícia Penal em novembro de 2018, pelo decreto estadual Nº. 11614. Essa unidade prisional, é destinada aos custodiados condenados do sexo masculino. 


O coordenador regional de Guarapuava e chefe regional de cadeias, Marcos Antonio de Paula, contou que as mudanças trazem modernidade e segurança no desempenho das funções dos servidores da Polícia Penal. 


“As reformas e melhorias nas unidades prisionais, estão acontecendo por todo Estado do Paraná e são fundamentais para que o desempenho das funções dos policiais penais ocorram de maneira ágil e segura. Na Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul, a reforma modernizou e ampliou a qualidade de atendimento ao apenado. Agora, as 88 vagas estão prontas para receber os custodiados que terão a oportunidade de cumprir suas penas em um ambiente apropriado e com a acesso aos projetos de ressocialização ofertados pela instituição”, explicou. 


Em dezembro de 2022, para dar início a reforma de restruturação e modernização da Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul, a coordenação regional de Guarapuava, efetuou a remoção de todos os apenados, transferindo-os para a Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC), Penitenciária Estadual de Guaíra (PEG) e Penitenciária Estadual de do Piraquara (PEP1).


O gestor da Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul, Estevan Silvestre da Luz, falou sobre os benefícios alcançados com a reestruturação da Cadeia. 


“A reinauguração da Cadeia Pública de Laranjeiras, é um marco de reestruturação do atendimento das pessoas privadas de liberdade na região e também oferecer melhores condições de trabalho aos servidores. Além de atender o município de Laranjeiras do Sul, atende os municípios vizinhos, os quais não mediram esforços, colaborando nessa transformação ocorrida. E agora vamos em frente, trazendo projetos, educação, cursos profissionalizantes e convênios para reinserção em postos de trabalho”, disse. 


 Para realização das obras, a Polícia Penal contou com o apoio do Conselho da Comunidade de Laranjeiras do Sul e das prefeituras das cidades: Virmond, Cantagalo, Marquinho, Palmital e, da Prefeitura de Laranjeiras do Sul. A ajuda se fez em forma de doação de materiais de construção ou recursos financeiros.