Policiais Penais do PR falam sobre prevenção às drogas a alunos de colégio estadual 25/04/2023 - 08:47

Prevenção ao uso de drogas foi o tema da palestra que policiais do Setor de Operações Especiais (SOE), do Deppen Paraná, ministraram nesta segunda-feira (24) para 80 alunos do Colégio Estadual Leôncio Correia, de Curitiba. Com a participação de estudantes com idades entre 14 e 16 anos e com duração de três horas e meia, a palestra mostrou aos jovens que drogas são porta de entrada para a violência e outros crimes.

Iniciativas como essa são fruto de uma parceria entre a Polícia Penal e coordenações das escolas. Durante as palestras, os policiais mostraram as estatísticas criminais do Paraná e, também, as consequências de quem comete um ato infracional, exibindo a realidade de dentro do sistema prisional, além de realizarem uma apresentação e interação dos alunos com os cães do SOE. Essa política se soma a outros trabalhos realizados entre as secretarias de Educação e Segurança Pública.

Júlio Cezar Cardoso Cruz, policial penal e palestrante, ressalta a importância de ações que auxiliam no aprendizado dos adolescentes e contribuem para a prevenção ao uso de entorpecentes. “É uma causa que traz impacto direto na vida dos jovens. Sabemos que o uso de drogas acarreta danos irreparáveis na sociedade, que destrói famílias e futuros. É na escola que temos a oportunidade de instruir, mostrar as consequências e, destacar que vale a pena escolher um bom caminho. O objetivo é manter nossos jovens longe das drogas e da criminalidade”, disse.

O diretor auxiliar do Colégio Estadual Leôncio Correia, Marcelo Hamasaki Afonso Carneiro, disse que a palestra causou impacto positivo nos alunos. “Trabalho na educação há muitos anos e fiquei surpreso com o nível didático da equipe no atendimento aos alunos”, afirmou. “O resultado da parceria é perceptível, a visão e a impressão dos alunos, muitas vezes negativas, se transformaram em carinho e respeito aos profissionais que atuam na segurança à população”.