Policiais Penais realizam palestra de primeiros socorros para Guarda Mirim 27/02/2023 - 16:58

Na última sexta-feira (24) de fevereiro, o Setor de Operações Especiais (SOE), através de uma parceria entre a Polícia Penal e o Colégio Estadual Guarda Mirim do Paraná, realizou palestras no Colégio Estadual Guarda Mirim do Paraná, para 80 jovens aprendizes entre 13 e17 anos.

Com o tema “Primeiros Socorros”, as palestras tiveram como objetivo, preparar os jovens aprendizes para prestar os primeiros atendimentos logo no início de uma emergência.
Durante as palestras, os policiais mostraram manobras de intervenções imediatas que têm por finalidade, manter as funções vitais de um indivíduo vítima de um acidente, ferimento, que apresente mal súbito ou que esteja em perigo de vida, até que esse possa receber o atendimento especializado.
Maicon da Silva de Morais, policial penal e palestrante, contou sobre a importância de promover palestras que possam auxiliar no aprendizado dos adolescentes, contribuindo para a prevenção de acidentes e atendimentos básicos de primeiros socorros.

“Trabalhar com adolescentes por si só já é desafiador, prender a atenção deles exige um pouco de criatividade, porém o tema, prevenção de acidentes domésticos e primeiros socorros no lar é de interesse geral, todos tem alguém que amam e se preocupam, e é gratificante como cidadão e como policial penal poder interagir com a comunidade e repassar conhecimentos que possam salvar vidas, mostrar que atrás dos uniformes pretos, existem pessoas que também se preocupam com o próximo e estão aí para ajudar é muito bom para a categoria e para mim como pessoa”, disse.

Para a coordenadora de qualificação profissional do Colégio Estadual Guarda Mirim do Paraná, Claudete Santos, os palestrantes da Polícia Penal do Paraná, contribuem agregando de maneira significativa para o crescimento pessoal dos jovens aprendizes.

“A palestra com a temática de Primeiros Socorros, é essencial para o dia a dia dos nossos estudantes, pois poderão usar o que estão aprendendo para a vida, e, mais importante de tudo, para ajudar ao próximo, em um momento de emergência. Os alunos da Guarda Mirim recebem formação integral, tendo como lema: ”Um por todos e todos por um!" e, através da parceria com a Polícia Penal, estão aprendendo e poderão repassar esses ensinamentos para outras pessoas. Agradecemos os palestrantes pela disponibilidade, dedicação e parceira”, disse.

As palestras, com duração de 4 horas-aula, foram ministradas pelos policiais penais, Maicon da Silva de Morais e Ivan do Prado Junior, ambos policiais penais do SOE e foram divididas em duas turmas com 40 jovens aprendizes cada.