Policiais de Londrina são habilitados como pilotos de RPAS e recebem nova aeronave remotamente pilotada 26/07/2023 - 10:56

O Grupo de Operações Aéreas Penitenciárias (GOAP), por meio da Escola de Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen), ministrou em Londrina, no Norte, um curso às forças policiais da cidade. A turma de 18 alunos foi composta por policiais penais, rodoviários federais, militares e civis.

Após quatro dias de instruções práticas e teóricas envolvendo legislações e normativas, os policiais foram habilitados como pilotos de RPAS (sigla para Remotely Piloted Aircraft System), os drones. Para agregar ainda mais aos trabalhos desenvolvidos pela Polícia Penal de Londrina, foi entregue a cautela de mais uma aeronave remotamente pilotada.

Para o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, as RPAS são importantes auxílios no desempenho dos trabalhos e ao mesmo tempo dão maior segurança aos servidores.

“A formação para pilotar RPAS é importante pois essa tecnologia é uma ferramenta para fazermos varreduras no entorno das unidades sem que precisemos colocar um policial in loco. O uso destes drones evita que coloquemos em risco a vida de servidores que fazem a fiscalização e proteção de área”, disse Osvaldo.

O diretor da Espen, Rodrigo Fávaro, destaca que o uso de drones representa a tecnologia e inovação em prol da segurança e eficiência das operações policiais. “A qualificação oferece a possibilidade de utilizar a tecnologia em favor da vigilância e custódia, tanto dentro quanto fora dos presídios. A varredura aérea é muito mais eficaz do que a terrestre, principalmente no período noturno, já que os equipamentos possuem sistema infravermelho. A operação se compara às aeronaves tripuladas, já que existem regras para alçar voos e operar dentro de rotas seguindo o que permite a regulamentação”.

O coordenador regional da Polícia Penal de Londrina Londrina, Reginaldo Peixoto, acrescentou que a vinda de mais uma aeronave possibilita a melhor atuação na efetivação de rondas nas unidades penais sem expor a segurança do policial, inibindo assim os arremessos de ilícitos às unidades, principalmente no período noturno. “O entorno das unidades penais de Londrina são em sua maioria descampadas, escuras e com áreas de mata, o que dificulta a visualização dos operadores. Com a tecnologia de câmeras termais dos drones, esse trabalho poderá ser feito com melhor atuação tática e sem expor o policial”, disse.

Os policiais penais e também instrutores do GOAP, Vinícius Vieira Pedroso e César Sá, enfatizaram a importância da integração das forças policiais tendo em vista que o objetivo de prezar pela segurança é de todos. Sá ressaltou que o cenário ideal é que as regionais tenham equipamentos para atuar em tempo integral e que estejam sempre a pronto emprego. “Nosso objetivo é entregar mais equipamentos às regionais e qualificar o servidor para que a ferramenta flua e entreguem resultados”.

Foto: Polícia Penal do Paraná