Policiais penais do Mato Grosso do Sul visitam sistema prisional do Paraná para troca de experiências 08/03/2024 - 16:48

Nos dias 6 e 7 de março, duas policiais penais do Mato Grosso do Sul realizaram uma visita de intercâmbio ao sistema prisional do Paraná. A iniciativa teve como objetivo fortalecer os laços entre as instituições e promover a troca de experiências e boas práticas entre os estados.

As policiais Helaine Gomes da Silva Barros Ton e Melicia di Domenico Ruoppoli, ambas com vasta experiência na área de segurança e custódia, fizeram parte de um roteiro de reuniões e visitas programado pela Polícia Penal do Paraná (PPPR), visando a apresentação de procedimentos do sistema paranaense.

O primeiro dia do encontro foi reservado para um momento de reunião com a direção da PPPR. Acompanhadas e escoltadas por equipes da Polícia Penal, posteriormente as visitantes conheceram a Divisão de Monitoramento Eletrônico (DME), que é referência em tratamento penal e fiscalização de monitorados.

Já no segundo dia, elas tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Complexo Penitenciário de Piraquara, referência no Paraná. O Centro de Integração Social (CIS), uma unidade de progressão feminina, e a Penitenciária Estadual do Paraná I (PEP I), uma unidade masculina de segurança máxima destinada à custódia de indivíduos de facções criminosas fizeram parte do cronograma.

A troca de informações foi intensa, abordando temas como a gestão de presídios, segurança interna, projetos de ressocialização e programas de capacitação para os servidores.

O diretor-adjunto da Polícia Penal, Maurício Ferracini, compartilha que a direção já esteve também no sistema penitenciário do Mato Grosso do Sul e enfatiza que essa dinâmica de intercâmbio é muito positiva.

“Essa troca de experiências entre unidades da federação tem sido uma prática em todo o país, e de fato, isso fortalece muito a segurança pública, possibilitando conhecimentos em relação a modelos de trabalhos no sistema prisional. No nosso caso, prezamos por dar ênfase em demonstrar nossas unidade de progressão, nosso trabalho de monitoração eletrônica e protocolos em unidades de segurança máxima”, explica.

A visitante sul-mato-grossense Helaine Gomes da Silva Barros Ton, destaca que se impressionou com a recepção e organização em todos os locais que conheceram: “Uma das coisas mais inspiradoras foi ver o trabalho de ressocialização que a Polícia Penal do Paraná realiza com as mulheres no CIS. Acredito que é um esforço incrível que certamente impacta positivamente muitas vidas. Essa colaboração entre os estados é fundamental para o aprimoramento das políticas públicas e das ações voltadas à ressocialização e segurança pública. Esperamos que essas parcerias continuem a se fortalecer para o benefício de ambas as regiões”.

A policial Melicia di Domenico Ruoppoli reforça que foi notória a felicidade e o comprometimento das internas custodiadas no CIS: “Fiquei extremamente impressionada com essa unidade. Nossos estados fazem divisa e a troca de ideias pode favorecer o real combate ao crime com a aproximação dos policiais penais. Agradecemos muito pela atenção e colocamos o sistema penitenciário do Mato Grosso do Sul à disposição da Polícia Penal do Paraná”.

GALERIA DE IMAGENS