Policiais penais ministram instruções de escolta e condução de presos à Polícia da Aeronáutica 18/08/2023 - 11:20

Servidores que atuam pelo Setor de Escolta Prisional (SEP) da Polícia Penal do Paraná (PPPR) ministraram nesta semana uma série de instruções de escolta e condução de presos para o Esquadrão de Polícia da Aeronáutica. As aulas foram realizadas na Base Aérea do Cindacta II (Centro Integrado de Defesa e Tráfego Aéreo), localizada em anexo ao Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba.

As atividades foram ministradas pelos policiais penais Arnaldo Buzatto Bastos, Rodrigo Fernando Buzetti e Maiara Vilma Matiak, a convite do Comando do Cindacta II. Foram 21 estagiários da Polícia da Aeronáutica que receberam as instruções, divididas em aulas teóricas e práticas.

Para o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, uma atividade como esta põe em destaque a capacitação e qualificação dos agentes da PPPR.

“Isso demonstra a evolução da Polícia Penal. Quando nós temos policiais que são especializados, que são instrutores não só dentro do Departamento, mas que transmitem conhecimento para outras forças de segurança do Paraná e de outros estados, conseguimos demonstrar o crescimento da nossa instituição”, destaca Osvaldo.

Para o Sargento da Aeronáutica, Guilherme Figueiredo Câmara, é fundamental estar ciente das técnicas para desempenhar as missões de forma segura.

“O Esquadrão de Polícia da Aeronáutica é grato pelas instruções ministradas pelos policiais penais. Disponibilizaram seu tempo para transmitir o máximo de conhecimento nas matérias de escolta e condução de presos. É de extrema importância saber os procedimentos corretos a serem aplicados no tratamento para com os presos, e sobretudo os cuidados para que a equipe de policiais da aeronáutica realize a missão com segurança. Bem como medidas de reação em caso de tentativa de sabotagem da escolta. E nós tentamos lembrar que não somos os detentores do conhecimento, por isso é de grande valia a interação entre forças de segurança e defesa nacional, sempre procurando aprimorar a geometria de combate”, disse o Sargento.

Entre as instruções estavam embarque e desembarque de viatura; áreas de responsabilidade de cada operador; posicionamento dentro da viatura; embarque e desembarque de presos; algemação voltada para escolta; deslocamento com viatura; simulação de entrega de preso na unidade; conferência de documentação, entre outras. O SEP fomenta e incentiva a cooperação entre as forças, formando e capacitando irmãos da segurança pública em prol da população.

Para o policial penal e instrutor, Arnaldo Buzatto Bastos, estas atividades foram muito gratificantes e serviram também para enaltecer a qualificação da PPPR, além de capacitar os novos policiais aeronáuticos.

“Fiquei muito feliz em ter sido chamado para ministrar essa instrução de escolta prisional. Foi uma experiência incrível poder ajudar na formação dos novos Policiais da Aeronáutica e ver os alunos vibrando com as instruções foi muito gratificante. Tenho muito orgulho em fazer parte do quadro de instrutores da Polícia Penal e de compartilhar conhecimentos adquiridos a partir da instituição. A união das forças reflete positivamente na troca de informações e na execução da atividade policial, além de elevar o nome do departamento”, finaliza.