Policiais penais ministram treinamento de técnicas de imobilização com uso de algemas para guardas municipais de Guaíra 12/01/2026 - 16:01
Na quinta-feira (8), policiais penais lotados no Setor de Operações Táticas (SOT) da Regional Administrativa da Polícia Penal do Paraná (PPPR) de Umuarama ministraram treinamento em técnicas de imobilização com uso de algemas para operadores da Guarda Municipal de Guaíra. A capacitação integrou o 1º Estágio Tático de Ações com Motocicletas (ETAM).
As instruções foram direcionadas a guardas municipais participantes no 1º ETAM, com foco no aprimoramento técnico e operacional, respeitando os princípios da legalidade, segurança e eficiência nas abordagens.
O coordenador regional da PPPR em Umuarama, Arnobe Lemes dos Reis, destacou a importância da cooperação entre as instituições de segurança pública. Segundo ele, “o compartilhamento de conhecimentos entre instituições policiais é um pilar fundamental para a qualificação profissional de seus operadores e para o fortalecimento da segurança pública como um todo. Operadores mais bem preparados são capazes de agir com maior técnica, legalidade, equilíbrio emocional e profissionalismo, refletindo diretamente na qualidade do serviço prestado à população”, disse.
O chefe regional da Divisão de Operações de Segurança (DOS), Julio Ribas, instrutor de técnicas de uso de algemas da PPPR, ressaltou que a integração entre as forças de segurança potencializa os resultados nas atividades diárias. “É de extrema importância a integração entre as forças de segurança, com ênfase no compartilhamento das técnicas operacionais, pois elas demonstram resultados concretos nas rotinas operacionais diárias dos operadores de segurança pública”, afirmou.
O policial penal André Felipe Branco Pedrosa, que também ministrou instrução, destacou que o domínio técnico da disciplina ministrada reflete diretamente na atuação profissional. “O domínio da disciplina ministrada proporciona ao profissional da segurança pública maior controle da situação, aplicando o nível de força necessário, em consonância com os princípios da legalidade, proporcionalidade e razoabilidade”, explicou.
O superintendente da Guarda Municipal de Guaíra, Cesar Luis de Freitas, também destacou a relevância da capacitação contínua. “Assim como a Polícia Penal do Paraná, a Guarda Municipal de Guaíra está focada na capacitação e formação continuada de seu efetivo, efetivando o compromisso de entregar à população guairense um serviço de excelência”, afirmou.









