Policiais penais movimentam 1.756 custodiados para inspeções minuciosas na Casa de Custódia de Piraquara 07/08/2025 - 17:57
Nesta quarta (6) e quinta-feira (7), a Polícia Penal do Paraná (PPPR) realizou mais uma ação da Operação Unidade Controlada, atividade que visa inspecionar minuciosamente as galerias e celas de unidades penais do estado a fim de coibir a entrada de materiais ilícitos e garantir a manutenção da ordem e da disciplina. Desta vez, as ações foram realizadas na Casa de Custódia de Piraquara (CCP), na Região Metropolitana de Curitiba.
Durante os trabalhos, foram mobilizados 34 policiais penais e 55 monitores de ressocialização prisional (MRP), para a movimentação de 1.756 custodiados e vistorias em todas as 193 celas nas três galerias da CCP. Nos dois dias de trabalho, não foram localizados materiais ilícitos, atestando o rigor nas inspeções de entrada de produtos na unidade.
“A Polícia Penal do Paraná reforça seu compromisso com o controle absoluto das suas 119 unidades penais em todo o estado, atuando de forma estratégica, firme e preventiva. Ressaltamos que esse tipo de operação é uma prática rotineira em nosso sistema prisional, essencial para a segurança dos servidores, custodiados e da sociedade” explicou o diretor de segurança penitenciária da PPPR, Marcos Antonio de Paula.
“As inspeções previstas na Operação Unidade Controlada, além de promover a interação entre os diversos profissionais que atuam no Sistema Penitenciário do Paraná, como policiais penais, MRP, operadores do SOE e serviço de inteligência, também oferece a oportunidade de uma busca mais efetiva por materiais ilícitos e aparelhos celulares, contribuindo ainda na manutenção da ordem, na verificação estrutural e na prevenção de fugas”, complementou o diretor da CCP, Marcelo Adriano da Cunha.
A Operação Unidade Controlada vem a complementar as atividades de rotina que são realizadas em todas as penitenciárias estaduais, cadeias públicas e estabelecimentos penitenciários sob a gestão da PPPR.
Os trabalhos de inspeções na CCP foram realizados nos turnos da manhã e tarde, sem qualquer intervenção por parte dos custodiados e nenhum incidente registrado.