Policial Penal ministra instrução de Prevenção e Combate a Incêndio para 26° Grupamento de Artilharia do Exército 25/04/2023 - 16:47

Na última terça-feira (18), em uma ação integrada entre a Polícia Penal e o 26° Grupamento de Artilharia de Campanha em Guarapuava, do Exército Brasileiro, o policial penal Alessandro Cidade Vieira, do Setor de Combate a Incêndio (SCI), ministrou o treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio, para 27 militares daquela unidade. 


O treinamento, que teve no total oito horas, foi dividido em duas etapas. A parte teórica, que compreendeu quatro horas e tratou de temas como teoria do fogo, maneabilidade de equipamentos contra incêndio, dinâmica da combustão e formas de propagação e extinção da combustão, aconteceu no auditório do Quartel do Comando do 26° Grupamento de Artilharia de Campanha. 


Para as aulas práticas, o treinamento aconteceu na Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG) e, com quatro horas de duração, os alunos aprenderam sobre dinâmica da extinção do fogo, formação de guarnição de combate a incêndio, emprego de linhas de mangueiras, prática com extintores de incêndio, métodos de abandono de área sinistrada com emprego de linhas armadas e com auto-abandono. 
O policial penal e instrutor do treinamento, Alessandro Cidade Vieira, contou que os participantes da instrução, serão multiplicadores do conhecimento adquirido, para os demais integrantes do Exército Brasileiro. 


“As forças de segurança estão em constante interação. Nesse treinamento, foram difundidos conhecimentos e técnicas de combate a incêndio em ambiente de segurança, o qual deverá ser replicado para os demais integrantes do Departamento de Combate a Incêndio do Exército Brasileiro, através dos seus oficiais, sargentos e praças”, disse. 


Entre os 27 alunos, participaram da instrução, tenentes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sargentos da Escola de Sargentos das Armas (ESA), soldados efetivos e praças temporários. 


O Comandante do 26° Grupamento de Artilharia de Campanha, Tenente Coronel Luiz Renato Laraia Pinheiro, falou sobre a contribuição da Polícia Penal na capacitação dos militares do Exército Brasileiro. 

 

“A participação de militares do 26º GAC no estágio de prevenção e combate a incêndios foi fundamental para a qualificação de nosso pessoal visando à execução das ações previstas no Plano de Combate a Incêndios da organização militar. Agradeço a colaboração da Polícia Penal do Paraná. Espero que essa parceria possa ser ampliada ainda mais, contribuindo para a capacitação de militares e policiais em áreas de interesse mútuo”, falou.