Policial Penal participa de treinamento com cães ofertado pela PM 21/12/2021 - 12:00

Um policial penal do Setor de Operações Especiais do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) participou do 5º Curso de Especialização em Cinotecnia Policial Militar, que tem como objetivo preparar o policial para atuação e emprego de cães em atividades policiais. A cerimônia de formatura ocorreu na última sexta-feira (17), no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Curitiba. 

Ao todo, foram 42 dias de instrução e 280 horas de aulas teóricas e práticas. Pela primeira vez um policial penal participou do curso ofertado pela PM. Além do Deppen, participaram da capacitação 30 policiais militares, quatro bombeiros militares e um policial rodoviário militar. 

“Buscamos desde 2017 se especializar na área e, por isso, foi um privilégio realizar este curso junto à Polícia Militar do Paraná, que há 50 anos tem trabalhado com o cão policial. Agora pretendo repassar o conhecimento adquirido aos demais operadores k9 do Deppen”, relatou o policial penal, Rodrigo Nieri, que participou do curso.

Nieri, e o cão pastor belga malinois, Ortos, de 2 anos, têm atuado há mais de quatro anos na unidade de operações com cães do SOE de Maringá, que conta com outros três cães e mais dois operadores. A unidade atingiu bons resultados na detecção e apreensão de entorpecentes, celulares, na segurança em revistas e na recaptura de presos foragidos.

O coordenador regional em Maringá, Luciano Brito, que representou a direção do Deppen na solenidade, aproveitou para agradecer e falou sobre a oportunidade de difundir ainda mais a doutrina de operações com cães nas unidades prisionais. 

“Agradeço a direção do Deppen e ao Comando-geral da PM pela oportunidade, assim como, a coordenação na pessoa do major Paulo Siloto, e a todos instrutores, nas pessoas dos instrutores capitão Fábio Bonifácio Ferreira e o tenente Marcelo Henrique Hoiser”, concluiu Brito.

 

GALERIA DE IMAGENS