Policial penal é aprovado para compor cadeira da Academia de Letras de Londrina 30/10/2023 - 11:25

Neste mês de outubro, ocorreu a solenidade de posse de 12 cadeiras da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina (Alcal), no auditório do edifício Palácio do Comércio, no centro do município de Londrina. O processo seletivo foi iniciado em novembro de 2022 e teve como critérios que o participante residisse em Londrina ou região metropolitana, e tivesse produções, podendo ser artísticas, científicas, culturais, técnicas ou de serviços prestados à sociedade.

O policial penal Wilson Francisco Moreira foi agraciado com a ocupação da cadeira de número 22 da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina (Alcal). Seguindo os moldes da Academia Francesa, pioneira mundial, e da Academia Brasileira de Letras, a de Londrina também é constituída por 40 cadeiras efetivas e perpétuas.

Fazer parte da Alcal representa grande honraria e reconhecimento profissional, mas também exige participação administrativa e nas reuniões mensais, que ocorrem nos segundos domingos de cada mês, quando os membros titulares da Academia participam de palestras, apresentações artísticas e contribuições de produções dos autores.

A Presidente da Alcal, Ludmila Kloczak, acrescentou que para a seleção é realizado um memorial da trajetória de produção dos autores, além de uma entrevista para conhecer a disposição em participar da Alcal, que exige certas responsabilidades. “É uma honra para a Academia a entrada do confrade Wilson, que tanto contribui com suas produções, dedicação e sensibilidade. A Academia se engrandece com a expressão cultural diversa, é um estímulo às diversas formas de atuação”, destacou.

Entusiasmado, Moreira conta que recebeu a notícia com grande felicidade. “É um reconhecimento importante do trabalho que desempenho há anos”, declarou. O policial Penal, que é atuante na produção literária há 14 anos, lançou em junho seu décimo livro de poesias com o título “Mágoas que às vezes emergem”, da editora Vermelho Marinho, com  inspirações em vivências do autor e tangências das experiências do trabalho. Além disso, o autor também ministra palestras em entidades e escolas da região.

AUTOR – Lotado na Penitenciária Estadual de Londrina I (PEL I), Moreira há 30 anos dedica seu trabalho a Polícia Penal do Paraná (PPPR), possui graduação em ciências sociais e especialização em modalidades de Tratamento Penal e Gestão Prisional pela Universidade Federal do Paraná. Ele conta que desde a adolescência se dedica à escrita e que em 2009 decidiu publicar sua primeira obra, “Estilhaços de uma vida em Espiral”.

Durante sua participação no Curso de Transição de Operações da Polícia Penal (CTOPP), Moreira por muitos momentos era visto rascunhando frases em seu bloco de notas. No fim dos 15 dias de instruções, emocionou a todos quando pediu para que a turma recitasse os dois poemas que havia escrito sobre os momentos vividos.

Com a iminente aposentadoria, ele vislumbra se dedicar ainda mais à literatura e expandir suas obras para novos formatos, como os romances.

A ALCAL - A Letras, Ciências e Artes de Londrina (Alcal) é uma instituição de utilidade pública sem fins lucrativos, atua como centro difusor de cultura, conhecimentos, práticas artísticas, debates filosóficos, educacionais e áreas de extensa abrangência de campos e linhas de pensamento. Possui reuniões com programação alternada entre momentos de palestra e interação com reflexões temáticas, atividades musicais, lançamentos de obras, exposições, dentre outros eventos.

Criada há 45 anos, a Academia de Londrina foi fundada por João Soares Caldas em 1978. Teve como membros figuras importantes, como o vice-governador do Paraná, José Hosken de Novaes. Em 2014, a Câmara Municipal de Londrina concedeu a Medalha Ouro Verde à Academia. O título é ofertado pelo município a entidades que se distinguem de forma notável ou relevante com resultados em benefícios públicos e à comunidade.