Presas da penitenciária feminina recebem visita do Padre Reginaldo Manzotti 07/12/2014 - 11:50

Quatrocentas presas da Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), unidade de regime fechado do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen), na Região Metropolitana de Curitiba, receberam a visita do Padre Reginaldo Manzotti, na última sexta-feira (4).

A atividade foi realizada por meio do programa Ciência e Transcendência, uma parceria entre Penitenciária Feminina e a PUCPR. Criado em 2012, o programa conta com o envolvimento da comunidade acadêmica no trabalho com as mulheres em situação de privação de liberdade para promover a humanização, a educação, a profissionalização e a inserção social.

Em uma tarde de muita emoção, as presas puderam cantar e rezar juntamente com o padre, que levou sua banda e se apresentou no pátio da PFP. "Estou muito edificado, emocionado e reflexivo, essa visita vai marcar minha vida", declara.

Manzotti disse ainda, que por ser um padre dos meios de comunicação seu comprometimento com as pessoas encarceradas deve ser maior "Acredito que a sociedade deveria pensar com mais responsabilidade o sistema carcerário. O presídio tem que ser lugar de humanização e renovação", opina o padre.

Ele também visitou o espaço Estação Casa, destinado a 40 crianças, filhos de mulheres presas na PFP, que nasceram durante o período de cumprimento de pena de suas mães no sistema prisional. A Estação Casa é administrada em parceria com a Rede Marista de Solidariedade, que desenvolve uma proposta educativa, de promoção e defesa dos direitos das crianças em contexto penitenciário, sendo pioneira no Brasil.

Dezembro - Durante todo o mês estão programadas diversas atividades culturais na Penitenciária Feminina. A diretora da unidade, Rita de Cássia Costa Naumann, diz que o objetivo é trazer tranquilidade neste final de ano. "Esse momento do ano é sempre difícil dentro do ambiente carcerário, pois, significa estar longe de suas famílias em momento de festa como o natal, por exemplo. Por isso, estamos com um cronograma bastante intenso de atividades", explica.

Banda Lira - Na última quarta-feira (2), a banda curitibana Lira, da Fundação Cultural de Curitiba, realizou uma apresentação para as crianças da Estação Casa e suas mães, presas na PFP. A iniciativa foi do Conselho da Comunidade, que também entregou brinquedos para as crianças. Durante a tarde, foram tocadas pela banda canções infantis e natalinas. A Associação beneficente DIKAION, também participou da ação.

GALERIA DE IMAGENS