Presos concluem treinamento de combate a incêndio em penitenciária de Piraquara 05/04/2022 - 11:24

Um grupo formado por 38 presos da Penitenciária Estadual de Piraquara II (PEP 2) concluiu um treinamento de prevenção e combate a incêndio e segurança do trabalho. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Setor de Combate a Incêndio (SCI) e o Setor de Educação e Capacitação do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen). As aulas foram realizadas durante o mês de março.

O diretor da penitenciária, Alberto Ferreira da Silva, explica que a unidade penal foi escolhida para a realização do curso por conta da localização de um de seus canteiros de trabalho, que fica no interior da penitenciária e, por isso, apresenta maior risco desse tipo de ocorrência. 

“Os presos receberam o preparo adequado para nos ajudar a evitar focos de incêndio dentro da unidade penal, onde está localizada nossa fábrica de uniformes. Agora vamos dar continuidade ao projeto e incentivar as demais unidades”, afirmou. 

A capacitação total foi abrangeu 12 horas de treinamento. “Tivemos quatro horas de aulas teóricas e oito horas de testes práticos. Agora o preso está capacitado a fazer a prevenção de incêndios no seu setor de trabalho e, tomar as primeiras providências em caso de foco de incêndio, atuando em todos os procedimentos com segurança”, explicou o chefe do SCI do Deppen, Alessandro Cidade.

Segundo a coordenadora de Educação e Capacitação do Deppen, Irecilse Drongek, é notória a evolução dos detentos. “Eu penso que muda muito a realidade dos presos que lá estão custodiados, uma vez que os capacita tanto no âmbito pessoal quanto profissional a medida em que forem obtendo a liberdade”, opinou.

Um dos presos que participou do curso disse que nunca teve nenhuma experiência como esta. “Eu nunca tive conhecimento sobre os extintores, qual seria o correto a ser usado, e com o curso consegui aprender sobre cada tipo de material, com isto, vou conseguir ajudar as pessoas que estejam em situação de risco”, contou.