Presos da Casa de Custódia de Piraquara participam de Concurso Literário 10/09/2015 - 15:29

Nesta quarta-feira (9), a Casa de Custódia de Piraquara (CCP), realizou a premiação do I Concurso Literário da unidade. Organizado pelo setor de Pedagogia, a ação teve por objetivo incentivar os presos que participam atualmente do Projeto de Remição da Pena pelo Estudo através da Leitura.

A temática das produções textuais elaboradas pelos leitores foi baseado no filme Os Corajosos. Todos os textos produzidos foram avaliados e selecionados pelos setores Jurídico, Educacional, Serviço Social, Psicologia e Chefia de Segurança. Ao todo, foram classificados oito textos para participar do concurso.

De acordo com o professor Aristides Brecaillo, que atende a Remição pela Leitura na CCP, o Concurso Literário é de fundamental importância para o cumprimento do art. 20 da Lei Estadual 17.329/12, que confere a necessidade da “promoção de exposições, rodas de leitura, concursos literários e outras atividades de enriquecimento cultural, envolvendo os integrantes das ações do Projeto Remição pela Leitura”.

Para o preso L.A.F, vencedor do Concurso Literário, o aprendizado valeu a pena. “Estas elaborações de textos são difíceis, porém a gente acaba aprendendo muito sobre interpretação de textos, como escrever corretamente utilizando pontos, vírgulas, acentuação e outros, muito importante para nós", conta.

Participaram ainda da premiação a direção da Unidade Penal, a Equipe da Coordenação de Educação Qualificação e Profissionalização de Apenados, responsável pelas ações do Projeto Remição Pela Leitura, representante do Comitê de Educação em Direitos Humanos do Paraná.

COMO FUNCIONA – O Projeto de Estudo através da Leitura está presente em todos os estabelecimentos penais vinculados ao Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen), sendo instituído no estado pela Lei Estadual nº 17.329/12. O Paraná foi o primeiro estado da federação a desenvolver esta ação.

No início de cada mês, o preso interessado escolhe um livro na biblioteca da unidade penal, de acordo com seu nível de conhecimento. Até o dia 20, ele faz a leitura da obra, tendo até o dia 30 para produzir o relatório de leitura ou resenha, em momentos para escrita e reescrita do texto, com orientação de professores.

De acordo com as regras do projeto, somente um livro será lido, a cada mês, pelo apenado. Observando o nível de escolarização de cada um, o preso deverá elaborar um relatório de leitura ou resenha, individualmente e na presença de professor designado para este fim. A produção é avaliada e são aprovados aqueles que tiverem nota igual ou superior a 6.

A cada livro lido e material produzido aprovado, é expedido relatório de atividade de estudo pelo Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) do estabelecimento penal, computando 48 horas de leitura, o equivalente a quatro dias de remição de pena por estudo, através da leitura.

RECONHECIMENTO – A iniciativa paranaense do Projeto de Remição pela Leitura recebeu o Prêmio Estadual Selo ODM (Objetivos do Milênio) Paraná 2013 e o Prêmio Nacional de Boas Práticas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

GALERIA DE IMAGENS