Produção artesanal de apenados é difundida na feira educacional de Londrina 18/08/2023 - 17:24

Nesta semana, entre os dias 17 e 19 de agosto, os artesanatos produzidos pelas mulheres privadas de liberdade de Londrina estão sendo comercializados no estande do projeto Economia Solidária do evento Londrina Mais 2023. Considerado o maior evento educacional do sul do Brasil, espera-se receber mais de 20 mil pessoas nos pavilhões do parque Governador Ney Braga.

A parceria entre a Cadeia Pública Feminina de Londrina, fomentada pela Prefeitura Municipal por meio da Confederação Cáritas Diocesana, há tempos tem colhido frutos positivos. Semanalmente, a unidade penal recebe professores da instituição católica que ministram cursos de trabalhos manuais, como bordados e aperfeiçoamento de técnicas de crochê.

A verba arrecadada pelo projeto Economia Solidária com as vendas dos materiais é revertida para compra de insumos a serem utilizados nos cursos realizados na unidade. Com isso, é possível que as mulheres privadas de liberdade estejam constantemente trabalhando, resgatando sua dignidade e garantindo remição de pena.

O coordenador regional de Londrina da Polícia Penal do Paraná, Reginaldo Peixoto, enfatiza a importância da realização de ações voltadas ao ensino e trabalho das pessoas privadas de liberdade: “Através de ações como essa, podemos proporcionar a melhor devolução das pessoas privadas de liberdade à sociedade, de forma mais digna e humanitária”.

A chefe da Cadeia Pública Feminina de Londrina, Soraya Ursi, ressalta que a unidade está sempre em busca de parcerias que estimulem a educação, o acesso à cultura e a profissionalização.

“Essas parcerias criam acessos externos possibilitando que as mulheres privadas de liberdade criem laços com a comunidade através de cursos, feiras e professores que trabalham na unidade, fazendo de certa forma um networking. Isso possibilita que a mulher tenha um caminho de reinserção no mercado de trabalho quando for egressa do sistema prisional”, explica.

EVENTO LONDRINA MAIS 2023 – A 6ª edição do Evento Londrina Mais integra todos os Centros de Educação Infantil do município (CMEI’s), sendo gratuito e aberto a professores, alunos, pais e toda a comunidade escolar da cidade e região. A iniciativa é da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e possui apoio de instituições parceiras.

A edição deste ano tem como tema “Descobertas”, pois a ideia é demonstrar e instigar a curiosidade dos alunos, pesquisas e novas formas de aprendizado na rotina escolar. Ao longo dos dias 17, 18 e 19, serão realizadas palestras voltadas aos docentes, estão sendo expostos trabalhos produzidos nos CMEIs e Centros de Educação Infantil (CEIs). Além disso, estão montados cerca de 50 estandes de parceiros da Prefeitura, com participação de instituições de ensino superior, do segmento educacional, conselhos e sindicatos. O funcionamento dos estandes é das 8h às 17h30, nos dias 17 e 18, e das 9h às 16h no sábado (19).