Profissional de saúde da Polícia Penal do Paraná recebe prêmio do Conselho Regional de Enfermagem em Cascavel 22/05/2023 - 08:43

Na última segunda-feira (15), a enfermeira Marta Cossetin Costa, lotada na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu (PEF I), recebeu uma homenagem do Conselho Regional de Enfermagem (COREN) pela excelência no trabalho desenvolvido com a população carcerária.

A premiação ocorreu na cidade de Cascavel durante a Semana de Enfermagem que aconteceu entre os dias 12 e 20 de maio em diversas cidades do Paraná. O evento é coordenado pelos conselhos regionais e federais de enfermagem e teve como tema principal: “Enfermagem- Uma força para a saúde brasileira”.

A condecoração à profissional da saúde foi dada através do seu trabalho acadêmico “Educação em saúde a pessoas privadas de liberdade realizada por enfermeiro: Relato de experiência”, que faz parte da sua tese de doutorado.

O coordenador regional de Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo, enaltece a conquista da profissional: “É com imenso orgulho que a Polícia Penal recebe a notícia da premiação da servidora Marta. Uma profissional de excelência e ética indiscutível, que com o seu conhecimento técnico primoroso e sua abordagem profissional, garante à pessoa privada de liberdade o acesso à assistência e saúde de forma plena. É um privilégio para Foz do Iguaçu contar com um quadro profissional desse nível”.

A profissional Marta Cossetin Costa faz parte do quadro da Polícia Penal desde 2008. Ela é formada em Enfermagem pela Unioeste, mestra em Educação pela mesma instituição e doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná.

“A inclusão da discussão da saúde prisional enquanto componente da atenção básica é de fundamental relevância para a garantia do direito de acesso aos serviços de saúde equitativos e de qualidade às pessoas privadas de liberdade, e em especial, no contexto da enfermagem que se constitui de profissão comprometida com o cuidado em saúde nos diferentes contextos socioambientais e culturais, tais como a prisão, a qual compõe a maior categoria de profissionais atuantes também neste cenário", ressalta Marta.