Programa de saúde mental da Polícia Penal do Paraná realizou mais de 200 atendimentos em 2022 09/02/2023 - 14:36

A Polícia Penal do Paraná disponibiliza um serviço de saúde mental para seus servidores, o Programa de Atenção à Saúde do Servidor Penitenciário, que foi criado em 2020. Através dele, os trabalhadores da instituição são acolhidos e acompanhados psicologicamente visando a promoção do bem-estar e qualidade de vida. No último ano, 244 atendimentos foram realizados pelo Programa.

Os atendimentos possuem a função de restaurar a saúde mental, ocupacional e/ou física, além de promover qualquer tipo de reabilitação de policiais penais, que constantemente encontram-se em situações que envolvem fatores como a violência.

Entre as situações que demandam assistência do Programa de Atenção à Saúde do Servidor Penitenciário, estão: óbito de servidor, luto familiar, desaparecimento de servidor, casos de violência doméstica, casos de dependência química, entre outras situações que envolvem a saúde do servidor penal.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, explica que a profissão de policial penal tem um alto nível de estresse porque o agente está inserido em um contexto de pressão e demanda de responsabilidade profissional. Por isso, a PPPR tem a preocupação em oferecer ferramentas para que eles possam restituir seu bem-estar físico e emocional.

“Todo esse contexto pode servir como gatilho para o servidor, impactando seu desempenho profissional, vida pessoal e até mesmo seus familiares. Por isso, os programas dentro da instituição, voltados à saúde do servidor, são ações de extrema importância que impactam na produtividade, na prevenção de agravos, no desenvolvimento pessoal, no bem-estar e na qualidade de vida do servidor”, complementa.

Outra vertente muito importante no programa são as campanhas e projetos de prevenção e educação em saúde para os servidores penitenciários. Estas ações são realizadas diretamente nas unidades prisionais com apoio financeiro do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida) do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal.

As atividades do programa iniciaram-se em julho de 2020, durante a pandemia, com a execução do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Já em abril do ano seguinte, foi instituída a Portaria 47/2021, que oficializou o Programa de Atenção à Saúde do Servidor Penitenciário e seus trabalhos. Com isso, ao longo daquele ano, foram atendidos 386 servidores.

A servidora responsável por implementar as ações do programa, Sabrina Jacomasso, esclarece como os servidores chegam até os serviços ofertados:

“O acionamento pode ocorrer de forma voluntária, por encaminhamento de colegas de trabalho, pelo encaminhamento da chefia através do e-protocolo ou por encaminhamento de familiares em nossos pontos de comunicação. Quando a demanda chega, nós temos o trabalho de fazer uma triagem e, de acordo com a necessidade, encaminhar para atendimento psicológico pelo Programa Prumos, ou encaminhar para o Hospital da Santa Casa para atendimento psiquiátrico emergencial”, explica.

PRUMOS - O atendimento psicológico é ofertado através do Prumos, da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp). Este Programa conta com profissionais da área da psicologia e da assistência social que prestam um auxílio especializado.

O serviço é ofertado a servidores penitenciários de todo o Paraná e a assistência segue o devido sigilo da função, conforme prevê o Estatuto do Servidor Público do Paraná.

A Polícia Penal do Paraná reforça que todos os policiais e servidores da instituição podem procurar a ajuda do programa em caso de necessidade. Para isso, pode procurar os canais de atendimento:

E-protocolo: Dep/saudeservidor

E-mail: saudeservidor@deppen.pr.gov.br

Telefone fixo: 41 3234-3500

Plantão: 41 9509-0177 (WhatsApp)

Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h