Projeto Alimentando Vidas destina mais de meia tonelada de alimentos ao Provopar de Cascavel 20/11/2023 - 16:36

O Projeto Alimentando Vidas destinou 600 kg de alimentos não perecíveis ao Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) por meio da Polícia Penal do Paraná (PPPR), através do Complexo Social de Cascavel. A entrega ocorreu na última sexta-feira (17) na sede da instituição, localizada no Oeste paranaense.

O projeto é fruto de uma parceria entre a PPPR, o Ministério Público do Paraná (MPPR) e o Poder Judiciário local, que arrecada alimentos por meio de benefícios penais, principalmente em casos de crimes de trânsito.

Thiago Correia, coordenador regional da PPPR em Cascavel, enfatizou a importância da ação: “O que estamos testemunhando hoje é o reflexo do papel da Polícia Penal que não se resume apenas à custódia e segurança dos apenados, mas também se estende para além das grades, buscando impactar a sociedade como um todo”, disse.

Sérgio Vicente da Silva, diretor do Complexo Social, explicou que o projeto surgiu da observação das necessidades dos atendidos: pessoas que saíram do sistema prisional, estão sob monitoramento, prestam serviços à comunidade ou são familiares destes. “Em determinado momento percebemos que uma das pessoas atendidas pelo Complexo Social não tinha alimentos em casa. Essa pessoa comentou sobre as necessidades que estava passando com a família. Fizemos uma visita à casa e constatamos o problema que não era exclusivo dessa família, por isso, buscamos em um primeiro momento o Provopar e após isso as ações se intensificaram com o apoio do MP e do Poder Judiciário”, afirmou.

O promotor do Ministério Público do Paraná, Alex Fadel, também esteve presente e ressaltou que os alimentos arrecadados são resultados dos acordos de não persecução penal, convertendo benefícios penais e medidas alternativas de pena em mantimentos, alimentos e cestas básicas. “Existe a possibilidade de estabelecer um acordo com as pessoas que tenham cometido crimes de trânsito. Esses benefícios penais são convertidos em alimentos e cestas básicas, destinados tanto para egressos e seus familiares quanto para pessoas em situação de necessidade, como é o caso da doação ao Provopar hoje”, explicou.

A coordenadora do Provopar de Cascavel, Néia Alberton, afirmou que a doação auxiliará nos projetos das cozinhas comunitárias e no suporte a famílias em situação de vulnerabilidade. “Nosso principal foco é o Projeto Segurança Alimentar que através da cozinha social do Bairro Interlagos, fornece cerca de 400 refeições diárias gratuitamente à comunidade. Além disso, estamos distribuindo cestas básicas para as famílias que atendemos”, concluiu.