Projeto Alvorada: 20 egressos do sistema prisional se formam em curso de empreendedorismo e empregabilidade na UTFPR 09/12/2025 - 10:45
Nesta segunda-feira (1º), 20 egressos do sistema prisional do Paraná selecionados pelo Complexo Social de Curitiba se formaram no curso de Empreendedorismo e Empregabilidade, oferecido gratuitamente pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), por meio do Projeto Alvorada, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
“Este evento não é apenas uma cerimônia, é a prova do poder transformador da educação e da qualificação profissional. A parceria da Polícia Penal do Paraná (PPPR) com a UTFPR, a primeira universidade do Paraná a abraçar esta causa, é um marco fundamental, que nos permite oferecer uma porta real de saída do ciclo da criminalidade. A PPPR entende que a segurança pública se constrói também fora dos muros das unidades penais, ela é fortalecida quando investimos em políticas penais sérias e humanizadas que garantam que o egresso tenha as ferramentas necessárias para não reincidir e transformar a pena em um aprendizado”, destacou o diretor dos complexos sociais da Polícia Penal do Paraná, Rodrigo Favaro.
O Projeto Alvorada, Ciclo II, que visa levar egressos do sistema prisional para qualificação profissional, concorreu com outros 856 projetos de todo Brasil e foi o vencedor do prêmio Espírito Público 2025, na categoria Segurança Pública e a UTFPR foi a primeira universidade do Paraná a aderir ao projeto. Para uma das responsáveis pelo projeto na instituição, Giovanna Pezarico, é um momento de comemorar os alcances do projeto. “Os alunos foram selecionados como egressos do sistema prisional, mas saíram da instituição como parte da família UTFPR”, disse.
A formatura foi realizada em Curitiba, e contou com a presença de Roseane de Aguiar Lisboa Narciso, coordenadora nacional de atenção à pessoa egressa do Senappen. O reitor da UTFPR, Everton Lozano, também acompanhou a formatura.







