Projeto Amigurumi, da Polícia Penal, confecciona bonecos de crochê para crianças carentes em Foz do Iguaçu 10/08/2023 - 18:09

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), através da coordenação regional de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, está promovendo uma ação beneficente em prol de crianças carentes de várias instituições de atendimento a menores de idade daquele município. Trata-se do Projeto Amigurumi, que põe a mão de obra de pessoas privadas de liberdade (PPL) para a confecção de bonecos de crochê. A primeira fase do projeto prevê a entrega de 400 amigurumis no dia das crianças, a ser comemorado em 12 de outubro.

Para o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, esta atividade representa uma série de benefícios, não só para as crianças que recebem o presente, mas para o custodiado que está diretamente envolvido na ação. “Nós temos, neste projeto, pessoas privadas liberdade que aprenderam a arte da confecção e que acabam participando de uma atividade de extrema importância. A atividade faz com que o apenado possa gastar seu tempo dentro da unidade em algo que ele sabe que irá beneficiar uma criança carente. Então, além de proporcionar ao custodiado uma visão social diferenciada e um crescimento pessoal, o projeto garante a redução da pena com a remição através do trabalho”, destaca.

O policial penal José Roberto de Morais, idealizador do projeto, afirma que a ideia surgiu quando do convite para compor a equipe de gestão da Unidade Penal. “A ideia sempre foi fazer algo relevante, algo que trouxesse ao PPL a sensação de estar fazendo algo conceitualmente tido como um ato de bondade, no sentido mais primário da palavra. Não é só o valor do trabalho que é posto em pauta, é também o senso de fazer o bem ao próximo”.

A bondade talvez seja uma palavra pouco assimilada quando as pessoas pensam em estabelecimentos penais. Talvez, ninguém associe a palavra com o local, mas os paradigmas estão aí para serem quebrados, e as vezes, basta uma pequena semente lançada na hora e no local certo, e quando essa semente encontra pessoas comprometidas com seu florescer, algo positivo ganha vida. O Projeto Amigurumi é uma iniciativa da Polícia Penal do Paraná que busca através da promoção do trabalho a reinserção daqueles que de alguma forma devem à sociedade. E justamente, verifica-se entre as pessoas privadas de liberdade uma grande aceitação ao projeto, uma vontade de participar. Nota-se um interesse bastante contundente em produzir novos modelos e variações.

REMIÇÃO DE PENA - A Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu 1 – Extensão destaca-se pela grande quantidade de PPL que realizam alguma atividade laboral enquanto cumprem suas penas. Com uma gestão preocupada com a reinserção à sociedade de seus custodiados, há um intenso programa de promoção ao trabalho, a educação e a conscientização do valor desses dois instrumentos de promoção social. A exemplo, com aproximadamente 509 PPL alojados, a Unidade Penal possui 493 apenados realizando remição pela leitura, 141 matriculados em curso de Teologia, 100 matriculados no Ensino médio, 29 matriculados em curso Bíblico, 46 em Curso de Qualificação Profissional, além de 150 custodiados que realizam atividades artesanais, nestes, estão os que produzem os Amigurumis. Lembrando que, a maioria das PPL realizam mais de uma atividade para a remição de suas penas.

O projeto deverá ter uma sequência. Além dos 400 presentes a serem entregues no dia das crianças, já está em andamento a produção para atender o Natal, com ampliação da produção e uma variedade cada vez maior de Amigurumis produzidos.

Foto: Polícia Penal do Paraná