Projeto Especial de Literatura incentiva leitura e expressão artística na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu IV 06/11/2025 - 14:44
A Polícia Penal do Paraná (PPPR) desenvolveu na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu IV (PEF IV), entre os meses de setembro e novembro, o “Projeto Especial de Literatura” em parceria com o Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos (Ceebja) Helena Kolody. A iniciativa teve como foco a obra clássica “Capitães da Areia”, do escritor Jorge Amado.
O projeto contou com a participação de 31 custodiados, divididos em duas turmas distintas: uma de alfabetização, com 23 participantes, e outra de artes, composta por 8 alunos. O trabalho teve como objetivo principal incentivar o desenvolvimento da leitura, da escrita e da expressão artística entre as pessoas privadas de liberdade (PPL), além de promover a capacitação na produção textual.
“Projetos como este demonstram o poder transformador da educação dentro das unidades penais. A leitura e a arte permitem que as pessoas privadas de liberdade ampliem seus horizontes, reflitam sobre suas próprias histórias e desenvolvam novas perspectivas para o futuro”, destacou o coordenador regional da PPPR em Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo.
Durante o mês de setembro, foram disponibilizados os exemplares da obra para leitura e, em outubro, foi elaborado um cronograma de atividades e apresentações, no qual os integrantes das turmas assistiram ao filme “Capitães da Areia”, seguido de uma roda de conversa sobre as questões sociais retratadas na história.
Na ocasião, foram expostas duas telas produzidas pelos internos da turma de artes, inspiradas na obra. O grupo foi responsável por transformar em pinturas as emoções e reflexões extraídas da leitura, representando de forma visual os temas centrais do livro.
Já a turma de alfabetização foi incentivada a interpretar a obra e expressar suas percepções por meio de haicais — poemas curtos de três versos —, demonstrando sensibilidade e compreensão das temáticas sociais presentes no livro.
“O projeto desenvolvido a partir da obra do grande escritor brasileiro Jorge Amado permite o desenvolvimento da consciência social através de uma análise interdisciplinar de Capitães da Areia. Neste sentido, é extremamente relevante, pois traz à pessoa privada de liberdade uma reflexão sobre a vida e os novos caminhos a seguir”, explicou o diretor da PEF IV, Marcos Alexandre de Jesus.
Os professores Mônica Silva e Henrique Santos conduziram as atividades, destacando o impacto positivo do projeto. Segundo Mônica, o trabalho com a turma de alfabetização multisseriada, formada por alunos em diferentes níveis de aprendizagem, foi um desafio. “Acreditei no potencial dos alunos para criarem os haicais e os motivei a manter o hábito da leitura. No dia da produção, com o apoio do professor Henrique, surgiram textos surpreendentes e criativos”, afirmou.
Já o professor Henrique, responsável pelo Projeto de Remição pela Leitura, destacou o engajamento das PPL quando recebem oportunidades de expressão e reconhecimento. “Foi gratificante observar a capacidade de interpretação e criação dos haicais a partir da leitura de Capitães da Areia. Muitos se identificaram com a obra e refletiram sobre suas próprias vivências, o que fortalece o aprendizado e a autoestima”, afirmou.
As apresentações finais contaram com a presença da direção da unidade, da chefia de segurança, da direção e equipe pedagógica do Ceebja Helena Kolody, além da pedagogia da PEF IV e dos professores responsáveis pelas atividades.
A pedagoga da unidade, Oli Weber Rospirski, ressaltou que a atividade foi marcada por troca e sensibilidade. “O contato com a obra literária Capitães da Areia despertou emoções e reflexões, aproximando os alunos das histórias dos personagens e de suas próprias trajetórias. Mais que um exercício de leitura, foi um momento de conexão, descoberta e valorização da literatura como caminho para o crescimento pessoal e coletivo”, finalizou.













