Projeto Semear, da Polícia Penal, fornece produtos orgânicos a escola de Foz do Iguaçu 07/08/2023 - 08:53

A Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu 1 – Extensão, na busca da homologação para se tornar uma Unidade de Progressão nos moldes exigidos pela legislação vigente, dentre várias iniciativas, desenvolve o “Projeto Semear”. De idealização do Policial Penal Stênio Nascimento e sua equipe da Divisão de Segurança e Disciplina, o projeto consiste na criação de uma horta com produtos cultivados sem o uso de qualquer substância agrotóxica. Todo o manejo sustentável é realizado por pessoas privadas de liberdade (PPL) implantadas em canteiro de trabalho da Unidade Penal, e tem a supervisão técnica do monitor de ressocialização prisional, Amâncio Beltrame.

São cultivadas hortaliças, leguminosas e tubérculos típicos do clima da região, com adubação natural e uso de irrigação com reaproveitamento de água pluvial (águas da chuva). A horta foi desenvolvida em um espaço sem utilização nas dependências da Unidade Penal, e produz de forma perene.

Inicialmente, a ideia do Projeto Semear era atender o próprio Complexo Penitenciário de Foz do Iguaçu, mas ante a grande produtividade, os idealizadores do Projeto firmaram parceria coma Escola Municipal Ceres de Ferrante, que fica localizada nas imediações. Com o convênio firmado entre as direções da escola e da unidade penal, a PEF1-Extensão passou a fornecer diariamente alimentos para os alunos da instituição de ensino.

Para o diretor adjunto da Polícia Penal, Maurício Ferracini, esta iniciativa beneficia os alunos e funcionários da instituição de ensino, com um alimento de qualidade, e também os próprios apenados, com a remição de pena.

“O tratamento penal é uma realidade estabelecida nas nove regionais administradas pela PPPR. Desde os números educacionais, até o trabalho remunerado e a formação profissional, as pessoas que estão temporariamente custodiadas em nossos estabelecimentos representam uma realidade estabelecida com dados muito positivos. Ao lado disso, temos vários projetos que são realizados em parceria com a comunidade e órgãos públicos, como é o Projeto Semear, uma atividade importante na qual o custodiado trabalha com técnicas de agricultura orgânica e com a possibilidade de fornecer alimentos de qualidade para uma escola municipal. É um projeto interessante não só para a instituição de ensino mas para nossa unidade penal e para as pessoas privadas de liberdade, pois oferece trabalho, ocupa os custodiados e permite a remição de pena, na qual a cada três dias trabalhados junto à comunidade o apenado tem a redução de um dia de pena”, explica.

Conforme afirma a coordenadora pedagógica Adrieli Lúcia Bender da Silva: “a escola, ciente da importância de uma dieta saudável no desenvolvimento das crianças, tem como objetivo proporcionar refeições balanceadas e nutritivas para os alunos, acreditamos que a parceria não apenas enriquecerá as refeições escolares, mas também contribuirá para uma conscientização sobre a importância da solidariedade e da responsabilidade social”.

Embora, materialmente, o objetivo é o fornecimento de alimentação saudável às crianças da escola, e por si só é extremamente revelante, o projeto desenvolvido pela Polícia Penal da PEF1 -Extensão é permeado de outros significados; pois atribui valor ao trabalho, relevância a atuação policial, e transforma o cumprimento de uma reprimenda judicial em uma oportunidade de recomeço.

O Policial Penal Rodrigo Leite Samways, membro da gestão da PEF1-Extensão acerca do trabalho desenvolvido: “É um constante desafio, ser um agente público, um policial que auxilia na promoção do resgate da cidadania, da inclusão social, e fazendo tudo isso em parceria com a comunidade, gera um sentimento de extrema realização pessoal e profissional”.

O caminho para a criação de uma Unidade de Progressão onde hoje funciona a Extensão da PEF1 está sendo pavimentado com trabalho, diálogo e sintonia entre as práticas de justiça restaurativa e execução penal, fazendo com que a instituição ganhe relevância pelo trabalho desenvolvido junto à comunidade, há neste sentido, um rompimento de velhos estigmas, que dão lugar ao novo, com práticas de gestão que visam à promoção do trabalho, o exercício da cidadania e a relevância social. Há muito trabalho sendo realizado diariamente por centenas de Policiais Penais, e muito desse trabalho reverberará com bons frutos a toda a sociedade, o Projeto Semear é um deles.

Foto: Polícia Penal do Paraná