Projeto antidrogas do Complexo Penitenciário de Ponta Grossa recebe palestra do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas 03/02/2023 - 14:25

Nesta quarta-feira (01), o projeto Esperança do Amanhã, organizado pela Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP) em parceria com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Monitoração Eletrônica (NUPEM), contou com a equipe multidisciplinar do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD), da cidade de Ponta Grossa.

O encontro, que teve a participação de psicólogos, assistentes sociais e enfermeiras, teve o objetivo de promover o serviço do CAPS-AD, bem como as formas de atendimento fornecidas à população, além das formas de acesso ao serviço. 

Foram apresentadas a definição de dependência química, os tipos de internação (voluntária, involuntária e compulsória), no que consiste a abordagem psicossocial do projeto e também as diferentes alternativas de tratamento da dependência química.

Os participantes foram estimulados a refletir sobre os conteúdos apresentados e também a participarem ativamente, por meio de perguntas e pedidos de opinião.

A equipe forneceu a todos os participantes um autoteste de HIV, que poderia ser feito em casa. Também foi realizado um exercício de respiração e orientação acerca de 8 remédios naturais para a saúde mental e melhor qualidade de vida.

O coordenador do Complexo Social de Ponta Grossa, José Augusto Mateus, explica que as ações do Projeto Esperança do Amanhã são desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público e CAPS-AD, com a interveniência da Polícia Penal através dos policiais e residentes técnicos de gestão pública.

“O projeto é voltado a grupos que se declararam como dependentes químicos, sejam eles egressos ou pessoas com monitoração eletrônica, e visa a prevenção do agravamento de situações advindas do uso de substâncias químicas”, complementa.

São realizados encontros semanais e, a cada semana, profissionais de Psicologia, Direito, equipe do Ministério Público e CAPS-AD realizam encontros que orientam e auxiliam os participantes.