Projeto de capacitação com apoio do Senai–PR oferece qualificação profissional a apenados no Paraná 03/03/2023 - 09:02

Nesta quarta-feira (1), na Penitenciária Central do Estado – Unidade de Progressão (PCE-UP), em Piraquara, foi lançado o projeto DEPPEN Cidadão – Concretizando Direito Sobre Rodas, que oferecerá durante o ano de 2023 cursos de qualificação profissional por meio de escolas móveis: carretas equipadas com salas de aula e toda a estrutura necessária para as capacitações.

O projeto, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR), leva cursos profissionalizantes gratuitos a diversas regiões do Paraná, e agora, tem o objetivo de gerar também capacitação profissional adequada a pessoas privadas de liberdade, egressos e monitorados eletronicamente, facilitando a empregabilidade e o desenvolvimento dos alunos.

A execução do programa dentro do sistema prisional foi possível através de um esforço conjunto da Polícia Penal Federal e do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e da Polícia Penal do Paraná (PPPR)..

Serão 12 Carretas do Conhecimento instaladas em nove estabelecimentos penais do Paraná: Curitiba, Cascavel, Londrina, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Maringá, Guarapuava, Francisco Beltrão e Cruzeiro do Oeste. Portanto, beneficiará todas as regionais do departamento da PPPR.

"No mercado de trabalho, um certificado possui grande peso, por isso investimos de maneira vigorosa na capacitação dos custodiados do sistema penitenciário paranaense. Estamos preparando essas pessoas para que tenham condições de vidas melhores e sejam motivo de orgulho para si mesmas e seus familiares. Desejamos que todos os alunos aproveitem essa oportunidade e tenham uma boa jornada de curso", afirmou o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná (PPPR).

Entre as qualificações oferecidas, estão os cursos de Refrigeração, Instalações Elétricas, Confecção, Manutenção de Motocicletas e Manutenção Automotiva.

Os cursos acontecerão ao longo do ano e vão qualificar 412 pessoas privadas de liberdade até o mês de novembro. Além disso, terão carga horária de 160h cada um, com duas turmas de 16 a 20 alunos em cada cidade.

O coordenador estadual dos Complexos Sociais, Jeferson Walkiu, que trabalhou no desenvolvimento do projeto dentro do sistema prisional, comenta sobre a relevância dessa parceria.

“O projeto DEPPEN Cidadão – Concretizando Direito Sobre Rodas será de extrema importância, com impactos muito positivos no sistema penitenciário do Paraná. Isso porque os alunos terão um efetivo aprendizado que impulsiona a empregabilidade dos mesmos”.

A pedagoga do Senai-PR, Jane da Luz Ribas Machado, ressalta que o propósito das ações do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) é servir e fortalecer a indústria.

"O trabalho que desempenhamos com as escolas móveis ilumina caminhos e transforma vidas. Independentes de quais caminhos e de quais vidas. Nosso objetivo é fazer com que os alunos entrem no trabalho de mercado mais do que preparados, desempenhando funções com excelência e uma qualificação acima da média”, conclui. 

 

GALERIA DE IMAGENS