Projeto de revitalização de espaços leva vida e arte para a Penitenciária Feminina 11/09/2015 - 17:00

Um ambiente acolhedor, colorido e com ótima aparência. Foi assim que ficou a Penitenciária Feminina do Paraná, em Piraquara, depois que alguns espaços foram revitalizados. O ambiente que antes era predominantemente cinza e branco, hoje encontra-se redecorado, com a pintura suave de flores e borboletas repletas de cores.

Toda essa mudança é resultado de um projeto grandioso que envolve a Penitenciária Feminina e a PUCPR, por meio do programa Ciência e Transcendência. Criado em 2012, o programa conta com o envolvimento da comunidade acadêmica no trabalho com as mulheres em situação de privação de liberdade para promover a humanização, a educação, a profissionalização e a inserção social.

Desde o início do programa quatro cursos de profissionalização foram ofertados. Entre eles, uma parceria com a empresa Tintas Coral gerou o projeto “Tudo de cor para a Penitenciária Feminina do Paraná”, onde as presas participaram de um curso técnico de pintura, oferecido pela empresa.

Com a intenção de modificar positivamente o ambiente, a parceria com a Tintas Coral oportunizou um aprendizado totalmente prático, pois, as 30 mulheres que participaram do projeto, puderam executar na própria penitenciária o que aprenderam. Sob a supervisão e orientação de quatro alunas e professores do curso de Especialização em Arquitetura e Design da PUCPR, as presas transformaram o espaço de dois pátios internos, de convivência comum das detentas, além da galeria que abriga as presas gestantes e seus recém-nascidos.

Todos os desenhos pintados na PFP foram desenvolvidos pelas alunas, juntamente com seus professores, que fizeram um rearranjo cromático dos espaços, por meio da pintura. A professora Renate Brigitte, do curso de psicologia, foi convidada também a aprofundar a percepção dos espaços a partir da psicologia das cores.

Para o professor Carlos Nigro, decano da Escola de Arquitetura e Design e um dos idealizadores do projeto, a ideia principal é provocar uma mudança positiva na vida dessas mulheres privadas de liberdade, "enquanto arquitetos, queremos provocar a reflexão nessas mulheres e buscamos traduzir isso por meio do espaço", afirma.

Para a diretora da Penitenciária, Rita de Cássia R. Costa Naumann, a execução do projeto foi uma quebra de paradigmas, tendo em vista que, a unidade feminina é de segurança máxima e se encontra dentro do maior complexo penitenciário do estado, o que exigiu de todos uma mudança, "o início não foi fácil, foi uma quebra de paradigma na instituição, foi preciso mudar o modo de pensar e agir. Essas mulheres corresponderam as expectativas, colaboraram e se empenharam muito para que esse projeto desse certo", conta.

A diretora aproveitou a oportunidade para agradecer, "um profundo agradecimento a cada um dos envolvidos, por investirem na Penitenciária Feminina, por acreditarem no potencial dessa instituição e dessas mulheres que estão aqui, porque é possível sim. Agradecer em especial a PUCPR, por todo o trabalho de humanização que tem realizado nessa instituição". diz Rita de Cássia.

ENTREGA - Na última sexta-feira (4), foi realizada a entrega simbólica do projeto "Tudo de cor para a Penitenciária Feminina do Paraná ", em Piraquara. A cerimônia aconteceu na sala de música da PFP e contou a apresentação de um Coral, formado por mulheres presas na instituição.

O evento contou ainda, com a presença do bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, José Mário Scalon Angonese, do diretor de Identidade e Missão da PUCPR, Ir. Rogério Renato Mateucci, o Pró-Reitor Comunitário da PUCPR, José Casela, o Professor Carlos Nigro, decano da escola de Arquitetura e de Design e coordenador do projeto “Tudo de Cor para a Penitenciária Feminina do Paraná”, a coordenadora do programa Ciência e Transcendência Cristiane Arns, entre outras autoridades.

TUDO DE COR - O “Tudo de cor pra você” é o principal projeto socioambiental da Tintas Coral, que tem a missão de levar cor para a vida das pessoas. Para a aplicação na penitenciária o projeto foi batizado de “Tudo de Cor para a Penitenciária Feminina do Paraná”.

Parceiros do projeto: Tintas Coral; AkzoNobel; Escola de Arquitetura e Design da PUCPR; DEPEN.