Projeto leva curso de violão a custodiados nas unidades penais de Guarapuava 15/12/2023 - 15:20

Pessoas privadas de liberdade (PPL) custodiadas na Penitenciária Estadual de Guarapuava – Unidade de Progressão (PEG-UP), Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), Cadeia Pública (CP) e Complexo Social de Guarapuava, estão tendo a oportunidade de aprendizado musical com um curso de violão. O ‘Projeto Vozes & Violão, Cantando e Tocando Uma Nova História’ é uma iniciativa realizada pela Polícia Penal do Paraná (PPPR), Conselho da Comunidade, Instituto Ação Pela Paz, Igreja Caminho Verdade e Vida (ICVV) e Vara de Execuções Penais (VEP) de Guarapuava. O projeto também conta com um instrutor de música da Escola Ensina Graça, instituição ligada a ICVV, através de um termo de parceria entre as instituições.

O curso possui três níveis, cada um contendo 120 horas/aula dentro de seis meses, contabilizando carga horária total de 360 horas/aula em um período de um ano e meio. As aulas tiveram início na última semana e a estimativa do curso é atender cerca de 60 custodiados ao final. O projeto deverá auxiliar os privados de liberdade na descoberta de novas habilidades, no fortalecimento da saúde mental e também com a possibilidade de profissionalização. O Conselho da Comunidade busca contribuir com o tratamento penal, através da remição de pena, como preconizado na resolução 391 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A remição por estudo prevê que a cada 12 horas de estudo, o apenado terá um dia de remição de pena, de acordo com o Artigo 126 da Lei de Execuções Penais.

“O Instituto Ação Pela Paz prontamente respondeu à nossa equipe, iniciando várias reuniões de forma on-line para nos dar suporte de consultoria e, posteriormente, efetuar o financiamento e compra dos equipamentos utilizados na execução do projeto”, explica o presidente do Conselho da Comunidade de Guarapuava, Vanderlei Clemente Mello.

“O Instituto Ação Pela Paz apoia tanto o estado quanto a sociedade civil em projetos que resultem na redução da reincidência criminal. Nesse ano, estamos muito felizes em iniciar essa parceria com o Conselho da Comunidade de Guarapuava. Temos certeza que esse será o primeiro de muitos projetos que virão, pois as ações que estão sendo executadas já demonstraram resultados em outros estados, como melhora no convívio entre os reeducandos, melhora na disciplina, elevação da autoestima e confiança, além de promover o aumento da perspectiva de futuro dos participantes. Que em 2024 os projetos se espalhem pelo estado do Paraná e possamos juntos construir um país mais seguro”, afirma a coordenadora de projetos do Instituto Ação Pela Paz, Daniella Reina.

Para o diretor da regional administrativa da PPPR em Guarapuava, Marlon Rafael Piccioni, “Fornecer um ambiente de interação e convivialidade para indivíduos em privação de liberdade, com o objetivo de facilitar o processo de tratamento penal, é uma das missões da Polícia Penal do Paraná. Esse ambiente criado pelo ‘Projeto Vozes & Violão, Cantando e Tocando Uma Nova Historia’, focado na humanização do cumprimento da pena, oferecendo atividades, experiências e oportunidades de aprendizagem contínua através da expressão musical, contribui efetivamente para o processo de ressocialização destas pessoas”, finaliza.

Oficinas expressivas como as de música são atividades que podem promover o exercício de cidadania, a expressão da liberdade e convivência dos diferentes. A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.