Próteses capilares confeccionadas por mulheres privadas de liberdade beneficiam pessoas em tratamento de câncer em Guarapuava 11/11/2025 - 17:16

Na última sexta-feira (7), 18 próteses capilares confeccionadas por mulheres privadas de liberdade na Cadeia Pública Feminina de Goioerê foram entregues para a Associação Casa de Passagem e Apoio à Pessoa com Câncer (ACPAC), que presta atendimento gratuito a pessoas acometidas pelo câncer, em Guarapuava e região.

A ACPAC é uma instituição sem fins lucrativos que tem como principal finalidade a assistência social, oferecendo acolhimento, hospedagem e alimentação, além de serviços de fisioterapia, psicologia e educação em saúde oncológica. A entidade atende não apenas moradores de Guarapuava, mas também de 20 municípios que compõem a 5ª Regional de Saúde. Nesta doação de próteses, a ACPAC contou com o apoio do Conexão Rosa, projeto voluntário para o incentivo aos cuidados à saúde das mulheres.

Os itens doados foram confeccionadas dentro do projeto de próteses capilares “Liberdade em Fios”, que visa a capacitação profissional na unidade penal em Goioerê, proporcionando às apenadas participantes a oportunidade de aprender uma nova profissão e, ao mesmo tempo, contribuir para elevar a autoestima de pessoas em tratamento oncológico. O projeto deverá ser replicado na Cadeia Pública Feminina de Pitanga, pertencente a regional administrativa da PPPR de Guarapuava.

“A entrega destas próteses já prontas à entidade ACPAC é um gesto de generosidade, empatia, sensibilidade e dedicação. Compartilhar essa belíssima iniciativa é reconhecer a importância desse trabalho desenvolvido pela PPPR. Essa ação tem um impacto profundo na vida das mulheres que receberão as próteses, devolvendo-lhes a autoestima e a confiança. Além disso, o compartilhamento desse conhecimento entre as regionais administrativas da Polícia Penal fortalece nossas ações e amplia as possibilidades de reintegração social das pessoas privadas de liberdade, que passam a contribuir com um trabalho que transforma vidas”, destacou o coordenador regional da Polícia Penal do Paraná (PPPR) em Guarapuava, Marlon Rafael Picioni.

Para o coordenador regional da PPPR em Umuarama, Arnobe Lemes dos Reis: “A integração entre as regionais de Guarapuava e de Umuarama – a qual pertence a Cadeia Pública de Goioerê - por meio do Projeto de Próteses Capilares, representa muito mais do que uma simples parceria institucional. Trata-se de uma ação transformadora, que nasceu em Goioerê e agora será implantada também na Cadeia Pública Feminina de Pitanga. O projeto não se limita à doação de cabelo, mas busca também resgatar a autoestima das mulheres privadas de liberdade e oferecer a elas uma oportunidade real de aprendizado e profissionalização. É gratificante ver esse trabalho se expandindo e promovendo dignidade, solidariedade e reinserção social”, afirmou.

“O projeto significa um marco para a execução penal de todo o estado, em que reúne profissionalização e trabalho da mulher privada de liberdade, humanização da pena e doação de próteses capilares às mulheres pacientes oncológicas”, enfatizou a gestora da Cadeia Pública de Goioerê e uma das idealizadoras do projeto, Janaína Montenegro.

Durante a entrega, Janaína apresentou todo o processo de confecção das próteses, demonstrando as etapas de produção e os materiais utilizados.

“Desde o dia 7 de janeiro de 2025, tenho vivido uma experiência desafiadora após receber o diagnostico de câncer de mama. Cada etapa desse processo tem exigido força, resiliência e fé. A perda do cabelo foi um momento especialmente delicado para mim, pois impactou diretamente minha autoestima e a forma como me reconheço diante do espelho. A prótese me ajuda a enfrentar essa fase com mais confiança e dignidade. Em meio a tantas batalhas, um ato de amor pode iluminar dias inteiros. Sou grata pela minha determinação em seguir em frente, com coragem, fé e um sorriso que simboliza a minha força”, relatou a paciente Elizangela de Camargo Rodrigues, que recebeu uma das próteses.

GALERIA DE IMAGENS

  • Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Foto: Polícia Penal do Paraná

    Foto: Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Foto: Polícia Penal do Paraná

    Foto: Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Foto: Polícia Penal do Paraná

    Foto: Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Foto: Polícia Penal do Paraná

    Foto: Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Foto: Polícia Penal do Paraná

    Foto: Polícia Penal do Paraná