Representando a direção do Consej, diretor da Polícia Penal do Paraná se reúne com Embaixador de Israel em Brasília 11/09/2023 - 09:20

O Embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, recebeu na noite desta terça-feira (5) para um jantar seguido de reunião na Embaixada de Israel, em Brasília, a diretoria do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej) e da Conselho Nacional de Políticas Criminais e Penitenciárias (CNPCP).

O encontro serviu para estreitar relações entre Brasil e Israel, no qual foi possível conhecer um pouco sobre a cultura israelense e as tecnologias empregadas no sistema prisional daquele país. O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Osvaldo Messias Machado, esteve representando a direção do Consej na reunião, bem como o sistema penitenciário paranaense. “Fomos recebidos pelo embaixador israelense em Brasília que apresentou as tecnologias do sistema penal daquele país. Foi um momento oportuno para abrirmos uma parceria para trocarmos informações entre o sistema penitenciário do Brasil e de Israel, para que os israelenses possam vir conhecer nossas unidades, especialmente as do Paraná, que são referências para todo o Brasil”, destaca Osvaldo.

Esta aproximação traz pontos bastante notáveis que podem ser aproveitados no sistema penitenciário brasileiro, como o uso da tecnologia para garantir melhores condições de trabalho aos servidores e para o aprimoramento da segurança no sistema prisional, com bloqueio de sinais de aparelhos celulares, monitoramento e desativação de aeronaves remotamente pilotadas (drones), recursos de proteção individual de policiais penais, entre outros.

Outros pontos que merecem atenção são referentes a ferramentas e soluções empregadas na área de inteligência, a exemplo de monitoração de atividades suspeitas de internos e acompanhamento de visitantes, além do conhecimento sobre a política desenvolvida em Israel para egressos do sistema prisional.

Consej – Foi realizada na capital federal a 4ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária juntamente a 3ª Reunião do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).

Nesta segunda-feira (4), os membros do Consej realizaram visitas a locais relevantes, como o Projeto Reintegro, o Complexo Penitenciário da Papuda e a Penitenciária Federal de Brasília, que oferecem oportunidades para conhecer de perto das condições e os desafios do sistema penitenciário. Já na terça-feira (5) foi realizada uma reunião entre Consej e CNPCP no Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a participação do Ministro Flávio Dino, abrindo um espaço importante para discussões e colaborações entre os estados e o Governo Federal no que diz respeito às políticas de justiça criminal e administração penitenciária.