Secretário Hudson faz visita técnica em duas unidades prisionais no interior do Estado 15/05/2023 - 14:06

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, esteve cumprindo agenda na região de Ponta Grossa na última quarta-feira (11). O secretário foi verificar o trabalho prisional realizado na unidade da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG) e também na Unidade de Progressão de Ponta Grossa (UPPG).

Para o secretário, a visita às unidades do interior é para conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido nestes locais. “O nosso objetivo em fazer essas visitas é primeiramente conhecer e valorizar o serviço que já está sendo realizado aqui na região e também ver o que é necessário para ajudar, no que possa melhorar. Além disso, é uma forma de conhecer demandas e as necessidades de cada unidade que muitas vezes acabam não chegando até nós”, explicou.

Durante as visitas, o secretário Hudson pôde visualizar de perto algumas das produções feitas pelos detentos, manifestando a sua satisfação com o trabalho realizado. E ressaltou que é importante propiciar aprendizado aos detentos, que dão um grande passo em direção a sua reinserção social. Além disso, ele explica que é possível desenvolver produtos de qualidade com o uso de mão de obra prisional, beneficiando empresas e instituições que recebem esses produtos.

“Uma das coisas que nos chama a atenção aqui nas unidades do interior do Paraná, é justamente a união dentro delas com as forças de segurança. É nítido a interatividade e a união, isso faz uma grande diferença. É extremamente importante nós sabermos como funciona a segurança pública e isso tem feito a diferença no nosso estado do Paraná”, disse o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Osvaldo Messias Machado.

O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Mauricio Ferracini, contou que é gratificante a oportunidade e a confiança de exercer uma função que repercute na vida de todo um departamento. “Nosso sistema penal, ele é um sistema muito sensível, demanda muita coisa, envolve a vida de todos os nossos servidores. Nós estamos tendo um acolhimento da nossa Secretaria de Estado de uma forma muito especial, não tenho dúvidas de que estamos avançando e vamos avançar muito”, destacou.

A unidade da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG), hoje conta com um total de 510 apenados, sendo que 250 realizam atividades laborais. A partir do firmamento de protocolos de ação conjunta, os detentos trabalham com a fabricação de luvas e equipamentos de proteção individual para cinco empresas locais. Atualmente no setor de trabalho da unidade 250 apenados, realizam atividades na lavanderia, panificação, faxina, costura, alimentação, manutenção, jardinagem e no hospital da unidade.

Além disso, a unidade possui um espaço da empresa Kadesh Equipamentos Profissionais de EPI, dentro da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG). Atualmente 100 apenados trabalham na linha de produção, produzindo aproximadamente 7 mil pares de calçados de segurança por dia. 

Para o diretor da PEPG, William Daniel de Lima Ribas, a visita do secretário é uma demonstração do comprometimento com as demandas regionais. “Poder mostrar o trabalho que a gente vem fazendo na unidade é de extrema importância e com a vinda do secretário Hudson,  só fortalece o nosso trabalho e a nossa busca por eficiência nos serviços de execução penal”, explicou.

HOSPITAL DOS LIVROS - Conhecido como Hospital de Livros, o setor de recuperação de publicações, instalado na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG), já recuperou cerca de 10 mil exemplares de bibliotecas penais, escolas municipais e do Instituto Pegaí – Leitura Grátis. Além das restaurações, o projeto também já ilustrou e imprimiu alguns cordéis, recebeu prêmio de boas práticas e tem mudado a vida de detentos da unidade.

Um dos apenados contou que os trabalhos realizados na unidade, que possui diversos tipos de setores, é uma grande oportunidade de aprendizado. “Hoje nós realizamos aqui a restauração de livros e depois que fazemos a restauração eles podem ser usados na escola da unidade para os alunos fazerem a remissão de leitura. Fazendo esse trabalho, nós pudemos ter a chance de conhecer um pouco mais sobre a obra de arte”, contou D.N. 

No final da manhã, o secretário Hudson visitou a Unidade de Progressão de Ponta Grossa (UPPG), que abriga atualmente aproximadamente 200 presos. A Unidade tem como finalidade desenvolver atividades relacionadas ao trabalho remunerado e propiciar estudos visando a recuperação de presos e seus familiares. Admite presos que possuem bom comportamento carcerário e estão em fase final de cumprimento de pena. As ações também são voltadas para a saúde, bem-estar, profissionalização e reintegração do detento na sociedade.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Hudson, a UPPG trará muitas oportunidades de reinserção social. “Essa Unidade de Progressão permite que os detentos que possuem bom comportamento carcerário progridam cada vez mais, podendo retornar a sociedade com disciplina e com uma profissão” disse.

O diretor da Unidade de Ponta Grossa, Bruno José Propst, disse que a unidade tem demonstrado muito bons resultados em termos de índices de reincidência, de recolocação dos apenados no mercado de trabalho. “Aqui nós temos uma proposta bastante inovadora dessa parceria público privada para utilização da mão de obra dos apenados. Para nós, foi muito gratificante receber a presença do secretário e da direção do Deppen, para que pudéssemos demonstrar o trabalho que vem sendo realizado, com bons resultados e pela eficiência desse modelo de execução penal”, explicou.

OFICINA DE TRABALHO – As atividades desempenhadas vão desde manutenção e limpeza do alojamento, manutenção da horta da unidade até trabalhos em parceria com empresas privadas. Atualmente a unidade conta com 4 convênios com empresas, sendo elas, Braslar Indústria de Fogões, LCM construtora, Clube Operário Ferroviário, CSPF S/A Móveis, Tecnoblocos Artefatos de Concreto, Hubner Componentes, WAll Click. 

As revitalizações visam proporcionar um acolhimento mais humanizado para os apenados e promover boas condições de trabalho para os servidores.

PRESENÇAS – Acompanharam as visitas nas unidades, a assessora da Polícia Penal na Sesp, Ananda Chalegre, o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Dr. Luiz Rodrigo Grochocki, o Diretor da Estrutura da Secretaria da Segurança, major Cecílio Campiolo Luz, o assessor científico na Sesp, Luciano Souza Pereira, o diretor da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa II, Fabiano Rodrigues dos Santos o diretor da Cadeia Pública Hildebrando de Souza, Jean Carlos fogaça , o comandante do 1° BPM, tenente-coronel Marcos Ginotti Pires, o delegado-chefe da 13º Subdivisão Policial de Ponta Grossa Nagib Nassif Palma, o comandante do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel, Emerson Guimarães, e demais autoridades do município e da região.

GALERIA DE IMAGENS