Secretário Hudson visita unidades de segurança em Londrina 03/02/2023 - 10:17

Na manhã desta quinta-feira (02), o Secretário da Segurança Pública, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, e o diretor-geral de Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, estiveram na Regional de Londrina para visitas técnicas nas Penitenciárias Estaduais de Londrina I e II, com perfis carcerários que se diferem entre si, e também conhecer as instalações da base do Setor de Operações Especiais - SOE Londrina, sede da Coordenação e do Setor de Inteligência.

A PEL I aloja atualmente 740 pessoas privadas de liberdade divididos em alas de crimes sexuais, faccionados e de alta periculosidade. Já a PEL II, que é Unidade de Progressão, possui 70% dos 1130 PPL’s trabalhando e/ou estudando. A unidade possui convênio com três empresas privadas da cidade possibilitando canteiros de trabalhos internos, onde há confecções de roupas e cursos técnicos profissionalizantes. Outras cinco empresas tem convênio com a unidade dando oportunidades externas de emprego.

O Coordenador Regional de Londrina, Reginaldo Peixoto, destacou como de suma importância a visita in loco às estruturas e formas de trabalho, pois com sua vasta experiência o Secretário fez diversos apontamentos importantes das unidades. “Recebemos várias orientações que serão cumpridas na integralidade e aguardamos novas visitas para que possamos crescer e profissionalizar cada vez mais”, declarou.

Após as visitas nas unidades penais, o Secretário se dirigiu ao 5º Batalhão da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, Polícia Científica e também à Vara de Execuções Penais de Londrina, onde se reuniu com o Juiz Katsujo Nakadomari.

A Regional de Londrina possui 22 unidades penais distribuídas em 17 cidades, atendendo 6.300 pessoas privadas de liberdade. Está prevista para o mês de março a conclusão das obras de construção da Cadeia Pública de Arapongas, que trará mais 150 vagas para a região. Em outubro de 2022 foi entregue a obra de reforma e adequação estrutural da Cadeia Pública de Ivaiporã, que possibilitou melhores condições ao cumprimento de pena.

Ainda em 2023, devem iniciar as obras de construção de nova penitenciária na cidade de Ribeirão do Pinhal com previsão para 800 vagas. A Regional de Londrina tem trabalhado também para implementação de mais uma Unidade de Progressão na região.

Desde que a Polícia Penal assumiu a gestão plena das Cadeias Públicas, antes administradas pela Polícia Civil, foram encerradas as atividades de 16 carceragens apenas na região de Londrina. Com essa transição de gestão, foram realizadas melhorias estruturais otimizando a segurança dos ergástulos com a implementação de mecanização de celas e instalação de câmeras de monitoramento, além de possibilitar melhores condições ao tratamento penal.