Sede da Polícia Penal do Paraná recebe o 1º Encontro de Policiais Penais Veteranos  07/06/2023 - 09:17

A Sede Administrativa da PPPR (Polícia Penal do Paraná), em Curitiba, recebeu nesta terça-feira (06), o 1º Encontro de Policiais Penais Veteranos. O evento é realizado pelo SINDARSPEN (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Paraná) e tem como objetivo oportunizar o encontro, ouvir as demandas dos filiados e também propiciar o diálogo com os representantes do governo.

A diretoria do sindicato promoveu uma agenda de atividades em todo o decorrer do dia. Pela manhã, uma audiência pública para falar sobre a data-base da categoria foi realizada na Assembleia Legislativa, com participação de policiais penais veteranos e da ativa. No período da tarde foi realizada a aprovação de uma carta aberta que seria entregue ao Governo do Paraná. Os veteranos também assistiram a uma palestra intitulada “Ressignificando a Vida na Aposentadoria”, além de participarem de uma dinâmica. Por fim, participaram de uma reunião com o Departamento da Polícia Penal.

O evento serviu também como homenagem àqueles que, por grande parte de suas vidas, se dedicaram ao trabalho que ajudou a desenvolver e estruturar a Polícia Penal. Para o diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini, o momento é de agradecimento. “Para o Departamento da Polícia Penal do Paraná é um momento muito especial. Nós tivemos, num passado recente, várias conquistas que avançaram muito com o Governo Ratinho Jr., como a construção da Polícia Penal, gestão das unidades prisionais, criação de funções administrativas, criação de setores operacionais, entre outros. Hoje estamos entre as cinco forças da segurança pública do nosso estado. Temos um passado que merece respeito e pessoas que nos ajudaram a construir este caminho. Então, hoje é um dia importante, é um ato de homenagem em parceria com o SINDARSPEN, de reconhecimento, de respeito e de entender de onde nós viemos. Todas essas pessoas, através de seu trabalho, dedicação e profissionalismo, muitas vezes em realidades muito difíceis, fazem parte do que hoje conhecemos com a Polícia Penal”, destaca Ferracini.

O diretor-adjunto da PPPR também falou sobre troca de experiências entre os policiais penais veteranos e os que estão em plena atividade. “Para os funcionários da ativa, perceber toda a experiência profissional de todos estes servidores é muito importante. Nossa classe veio de realidades muito difíceis trabalhando em carceragens, muitas vezes em condições adversas e exigentes. Então, hoje, termos essas pessoas que passaram por toda essas experiências, muitos deles à frente de várias e equipes e unidades, ter eles aqui próximos, ter este aprendizado todo sendo repassado, ter este ato de respeito com eles, para nós tem um sentimento de muita importância”, enfatiza Ferracini.

Um dos aposentados que participaram desta primeira edição do Encontro dos Policiais Penais Veteranos é Carlos Athaíde Praes, que atuou por 27 anos na Polícia Penal, em Londrina. Carlos destaca que este encontro é muito interessante por propiciar o reencontro entre antigos colegas de profissão e para debater assuntos de interesse da categoria. “Para mim, o mais importante foi rever os amigos. Aposentei-me em meados de 2020, durante a pandemia, quando por questões sanitárias ficávamos em casa sem muito contato com outras pessoas. Então este encontro me permitiu rever os amigos e debater assuntos da categoria, como a carreira dos policiais penais da ativa e também pautas relacionadas aos veteranos, que vão beneficiar os aposentados”, diz. 

Olhando para o passado, Carlos vê com muito orgulho sua trajetória dentro da Polícia Penal. “A gente, de certa forma, ajudou a pavimentar todo este caminho que ajudou a moldar a Polícia Penal como ela é agora. E olhando para o futuro, acredito que a principal providência a ser tomada seria investir na questão pessoal, em qualificação, em qualidade de vida, para que o pessoal sempre esteja atualizado, bem preparado para atuação na área policial”, diz o veterano.

A diretora-presidente do SINDARSPEN, Vanderleia Pereira Leite, destaca a importância deste evento para as questões de necessidade dos policiais penais aposentados. “Este encontro é muito importante para dar a dignidade que os veteranos merecem. São profissionais que dedicaram a vida toda à execução penal e segurança pública, por isso eles pedem a atenção para algumas necessidades da categoria. Entre os anseios estão a criação de uma identidade funcional e reposição da data base que está em mesa de negociação com a Casa Civil”, diz Vanderleia. 

Ela destaca também a importância que a carreira dos policiais antigos tem para o tempo atual da PPPR. “A gente aprende muito com os policiais penais veteranos, com a expertise que eles têm. Ser um policial penal depende um ‘feeling’ para desempenhar esta peculiar atividade e eles nos trouxeram muito conhecimento. Agora é hora de dar essa referência ao trabalho que eles desempenharam e oportunizar que eles sejam ouvidos, que tenham uma aposentadoria digna, com horizonte”, finaliza Vanderleia. 

No fechamento do encontro foi servido um café da tarde e realizada a exibição de um vídeo com mensagens de outros policiais penais aposentados, de várias regiões do Estado.

GALERIA DE IMAGENS